sexta-feira, 3 de julho de 2015

PEDINDO LICENÇA: QUAL É O MELHOR MOMENTO PARA COMEÇAR LER E COLECIONAR GIBIS DE SUPER-HERÓIS?


Fala Galera! Sabe-se que quadrinhos de super-heróis muitas vezes são considerados um problema para novos leitores devido a sua extensa cronologia, por isso vira e mexe um questionamento vem à tona: Qual é o melhor momento para começar ler e colecionar gibis de super-heróis?

Não poucas vezes li artigos e assisti vídeos no YouTube onde as pessoas afirmam que um novo leitor terá muitas dificuldades para ler e colecionar gibis devido a pelo menos dois problemas: A numeração alta e a cronologia.

Os dois problemas citados acima colocam o novato numa condição complicada pelo fato de que ele vai pegar “o bonde andando” e consequentemente não vai entender nada e provavelmente sentir-se-á desestimulado já de inicio.

Dito isso, eu penso o seguinte: Nem a cronologia e tampouco a numeração dos gibis é um problema de verdade. O primeiro gibi de super-heróis que comprei foi Heróis da TV 97 publicado em Julho de 1987.


Eu não entendi muita coisa do que li e eu nem sabia que existia cronologia na época, depois comprei O Incrível Hulk 48, na história o Gigante Verde estava voltando das Guerras Secretas com a perna machucada.

Fiquei meio perdido no começo, mas em seis meses eu já sabia quem era quem em ambas as revistas e o que estava acontecendo na história, além disso, havia pelo menos duas bancas em Maringá que vendiam gibis usados (Banca do Radamés e a Banca do Tazima) onde eu comecei a comprar a numeração anterior, até por que se te interessa você vai atrás de conhecer melhor o universo de super-heróis.


Naquela época não tinha recordatório nos gibis e nem internet e a gente se virava mesmo assim. Por isso que independentemente do momento se alguém quiser começar a ler e colecionar quadrinhos de super-heróis o melhor momento é agora.

No começo o novo leitor vai ficar meio perdido, mas em coisa de seis meses ele já vai estar relativamente bem situado no que está acontecendo na revista que ele estiver acompanhando mensalmente, vale lembrar que existem muitos sites na internet que podem ajudar o novo leitor a entender melhor o mundo quadrinístico.

Além dos sites é só acessar o YouTube e o novo leitor vai se deparar com vários canais dedicados especificamente a quadrinhos e isso ajuda, pois é possível tirar dúvidas com os donos dos canais e escritores de sites e blogs.

E ainda existem os sebos físicos e online que são de muita ajuda para conseguir números anteriores e consequentemente completar a coleção e mergulhar mais ainda neste mundo fascinante das histórias em quadrinhos.

Em resumo, a cronologia ou a numeração das revistas não são um problema tão grande assim, basta começar, ou seja, dar o primeiro passo que o restante acontece naturalmente.  Num espaço relativamente curto o novato vai ficar cada vez mais envolvido e nunca mais vai querer lagar esse mundo fascinante de publicações que nós chamamos pura e simplesmente de gibi.

Deixo um link de um texto que escrevi falando um pouco de porque quadrinhos me fascinam, para ler é só clicar aqui!


Até a próxima!

6 comentários:

  1. Ótimo texto João!!
    Vendo essas imagens me lembrou uma é poca em que todos os meus amigos colecionavam gibis. Puxa! Era muito comum ficar discutindo a vida, poderes e equipes criativas dos heróis! Os anos 80 foram maravilhosos neste aspecto, parece que as histórias eram mais coerentes, enfim acho que quem teve acesso ao universo Marvel e DC durante este período, foram os que persistem até hoje no mundo dos quadrinhos.
    Meu primeiro gibi foi Hulk vs Batman da Ebal! Taí uma revista inesquecível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Phdesenhista eu adorava ler o Mestre do Kung Fu, Dr. Estranho, Kul entre outros títulos, bons tempos.

      Excluir