segunda-feira, 16 de março de 2015

O TRABALHO FEITO PELOS ROTEIRISTAS DO HULK NOS ÚLTIMOS ANOS (PRIMEIRA PARTE)


Fala Galera! O Incrível Hulk é considerado um dos personagens mais importantes da Marvel. Com o passar do tempo o Golias Esmeralda conquistou um numero considerável de fãs. Nos últimos anos o personagem passou pelas mãos de vários roteiristas e o objetivo desse ensaio e fazer um pequena análise de como o Hulk foi abordado a partir da fase de Greg Pak.

Greg Pak 


Greg Pak assumiu a mensal do Hulk em 2006, o personagem estava meio deixado de lado pela Marvel e o referido roteirista conseguiu trazer a memória dos leitores o quanto o Hulk pode ser grande.

Sua proposta começou com o sensacional Planeta Hulk, Pak construiu uma narrativa coesa, inteligente e cativante, cada história provocava no leitor o desejo de ler a próxima edição. Vivendo no Planeta Sakaar o Golias Esmeralda é o Cicatriz Verde, ele se une ao Pacto de Guerra e consegue depor o Rei Vermelho.


Quem poderia imaginar o Hulk casado, feliz e rei? Pak fez tudo isso, mostrou ele como o Hulk se sentia a vontade em Sakaar, a história terminou trágica e culminou na excelente minissérie Hulk Contra o Mundo.

Tanto em Planeta Hulk quanto em Hulk Contra o Mundo Greg Pak provou por a mais b que o ele tinha o roteiro na mão, cada passo dele foi bem arquitetado e o seu Hulk é simplesmente irrefreável, pois nada e nem ninguém é mais forte que o Hulk.

Sua versão do Hulk era extremamente poderosa e com uma capacidade de liderança considerável.


Num segundo momento ele voltou ao título mensal do Hulk, mas dessa vez seu trabalho não foi tão grandioso como da primeira vez,  mesmo mostrando que gostava muito do Gigante Verde e tentando se inspirar no trabalho de Bill Mantlo as histórias caíram muito de qualidade.

Seu Hulk continuou extremamente poderoso e ele procurou trabalhar laços familiares na mitologia do Golias Esmeralda, sua proposta era interessante, mas os conceitos não conquistaram o fãs como em Planeta Hulk e Hulk Contra o Mundo.

Talvez, o erro mais grave dele tenha sido não conseguir se desprender de Sakaar, várias vezes ele retomava conceitos trabalhados no período de Planeta Hulk e para dificultar mais as coisas ocorreu a proliferação de Hulks  e isso deixou as coisas um pouco mais complicadas.


A história onde o Hulk luta contra Skaar é uma das mais belas narrativas na segunda passagem de Pak pelo título, merece destaque também o arco onde o Hulk enfrenta Zeus e o arco ligado à Guerra do Caos também merece ser mencionado aqui.

Um elemento importante é que Pak sempre vai ser lembrado por Planeta Hulk e Hulk Contra o Mundo, mesmo que num segundo momento as coisas não deram muito certas, ele é um dos mais importantes roteiristas do Hulk, pois sua contribuição foi extremamente significativa.

Jeph Loeb


Jeph Loeb foi quem assumiu a mensal do Hulk logo após a conclusão de Hulk Contra o Mundo, ele foi o responsável pela criação do Hulk Vermelho,  Mulher Hulk Vermelha e o Bomba-A e pela morte do Abominável.  O referido roteirista trabalhou com os dois Hulks até a edição 600 da mensal do Golias Esmeralda.

Neste período ele conseguiu construir uma das piores fases do Hulk, com uma avalanche de bizarrices Loeb chegou ao ponto de fazer o Golias Esmeralda desmaiar por causa de um braço quebrado e na edição 600 fez com que Banner ficasse impossibilitado de se transformar no Hulk.


Depois dos acontecimentos de Hulk 600 Jeph Loeb e Greg Pak trabalharam juntos e escreveram a Guerra dos Hulks, o conceito de um grupo de vilões denominado A Intelligencia  e que acumulava conhecimento para usar em beneficio próprio no futuro era muito interessante, mas quando chegou o momento de desenvolver a coisa ficou complicada, uma Hulkficação ocorreu e Banner e o Vermelho resolveram o problema, como consequência Bruce voltou a se transformar no Hulk e o Vermelho tentou assumir o governo dos Estados Unidos.

Em Hulk 24 os dois Hulks se enfrentaram e o Gigante Verde deixou muito claro que é o mais forte de todos derrotando o Vermelho com uma palmada sônica. A questão é que Loeb não vai deixar saudades e muitos fãs não fazem a menor questão de puxar a memória seu trabalho.


A tarefa de procurar pontos positivos no trabalho de Loeb é extenuante, talvez a melhor edição escrita por ele seja Hulk 24 (que a essa altura já era uma revista totalmente dedicada ao Vermelho) como mencionado acima, descobre-se que o plano do General Ross era dar um golpe e assumir o comando dos Estados Unidos.

Obviamente a narrativa não é interessante por causa disso, mas sim pela batalha entre os Hulks, ao ler a história você se depara com as muitas tentativas do Vermelho sobrepujar o Gigante Verde até finalmente tombar, o fato é: Só existe um Hulk e ele é verde.

Ao colocar o trabalho de Greg Pak e de Jeph Loeb lado a lado, pode-se dizer que o fã do Golias Esmeralda fará questão de esquecer completamente que Loeb um dia escreveu uma mensal do Hulk.

Logo eu volto para tecer algumas considerações a respeito o Hulk de Jason Aaron e Mark Waid.


Até a próxima!

8 comentários:

  1. Até hoje eu me pergunto porque a Marvel substituiu o Pak pelo Loeb após WWH? Puxa aquele é que era o momento da consagração, WWH e Incredible Hulk eram as revistas mais vendidas, o Hulk tinha vários artistas de peso querendo trabalhar com ele, o personagem em si estava num momento em que seu poder atingira o máximo, tinha acabado de derrotar o Sentinela mesmo ele usando seu poder total ( conforme ele mesmo havia dito durante a luta). E os caras resolvem de uma hora pra outra mudar totalmente o rumo pra algo nada a ver. Foi nesse, exatamente NESSE momento que a Marvel pisou na bola com o Verdão.
    O melhor da fase Loeb foi o final mesmo, não sei se pelos ótimos desenhos do McGuinness (pelo menos no final o cara desenhou pra caramba) ou porque eu sabia que o Loeb estava se mandando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Hulk estava num grande momento e o Loeb acabou com tudo rapidinho, muitas vezes as decisões editoriais da Marvel são erradas demais.

      Excluir
  2. Eu gosto muito do conceito do Red Hulk (ser hiperpoderoso/gênio tático/militar) com exceção do fato inexplicável do bigode do Ross desaparecer na transformação e o seu cabelo ficar preto ao invés de branco, como ocorreu com o Maestro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A teoria é que o cabelo fica preto e o bigode some, pois o Ross fica mais jovem.

      Excluir
  3. A maior merda do Loeb foi transformar vários personagens em HULKs , antes ser Hulk( um monstro ) era uma maldição , depois o conceito de ser monstro virou algo bom , legal ( veja as atitudes de Bomba - A ) , que Rídiculo !!! Loeb nunca mais !!!

    ResponderExcluir
  4. Até hoje me pergunto porque ainda chamam o Loeb pra qualquer coisa... me cita algo que prestou dele, não lembro...é só bizarrice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Loeb tem é bem quisto pela Marvel, o motivo eu não sei, mas nem tudo o que ele fez foi ruim, Hulk Cinza foi bem legal.

      Excluir