quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE AS VENDAS DE GIBIS DO HULK


Fala Galera! Vez ou outra eu dou uma olhada nos números das vendas das hqs nos Estados Unidos, e resolvi partilhar com vocês algumas informações sobre a vendagem de  gibis do Hulk em solo americano.

Meu amigo Phdesenhista deixou um link do site ivc2.com  no texto sobre as solicitações gama para março de 2015. E a partir do comentário dele resolvi fazer um levantamento das vendas das mensais do Golias Esmeralda.

Em linhas gerais a mensal do Hulk, seja Indestrutível Hulk e depois Hulk vendem por volta de 38.000 exemplares por mês, esse número seria menor, pois Hulk 1 vendeu aproximadamente 73.551 exemplares e esse número dá uma melhorada na média  geral das vendas.

 Savage Hulk vende por volta de 26.000 exemplares por mês. Uma olhada rápida na tabela abaixo mostra que a vendagem de Savage Hulk vinha caindo de forma significativa. Logo, ter lançado Thanos vs Hulk em formato de minissérie foi uma boa ideia por parte da Marvel.

Já o Hulk de Mark Waid e o de Gerry Duggan vendem mais ou menos a mesma coisa. Entretanto, após ler algumas resenhas de leitores americanos percebi que a opinião deles acerca do Doutor Verde é bem heterogênea, os elogios e as críticas estão bem divididos.

Sabemos que o Hulk foi muito elogiado no filme dos Vingadores e isso fez com que a Marvel colocasse o personagem e maior evidencia, entretanto parece que não houve um planejamento cuidadoso com a mensal do personagem, a saída repentina de Waid do título é uma prova disso.

Talvez alguém argumente que há vários personagens que são mais famosos que o Hulk e vendem mais do que ele, isso é parcialmente verdade, pois a mensal da Harley Quinn vende uma média de 70.000 exemplares por mês.



Harley Quinn vendeu 68.557 exemplares em Outubro e 71.244 exemplares em Novembro

O Hulk é um dos medalhões da Marvel e precisa receber uma atenção maior, ou seja, é necessária a elaboração de um planejamento que ajude alavancar as vendas e conseguir novos fãs para o Golias Esmeralda.

Vale lembrar que a Panini não divulga os números de vendas dos quadrinhos por ela publicados aqui no Brasil, mas não dá para negar que salvo raras ações a referida editora não se esforça muito para divulgar o personagem em terras tupiniquins.

O que vocês acham meus amigos? O que pode ser feito para o Hulk conquistar novos fãs? Será que um roteirista de peso resolveria o problema? Será que a Marvel daria para o roteirista a liberdade que ele precisa para trabalhar?


Mês
Posição no Top 300
Título
Estimativa de Vendas
Janeiro
53º
Indestrutível Hulk 18
33.056
Fevereiro
62º
Indestrutível Hulk 19
31.192
Março
67º
Indestrutível Hulk 20
30.042
Abril
Hulk 1
73.551
Abril
45º
Hulk 2
40.590
Maio
52º
Hulk 3
37.639
Junho
60º
Hulk 4
35.777
Junho
40º
Savage Hulk 1
44. 177
Julho
97º
Savage Hulk 2
31.194
Agosto
58º
Hulk 5
34.903
Agosto
91º
Savage Hulk 3
24.774
Setembro
90º
Hulk 6
33.032
Setembro
99º
Hulk anual  1
27.255
Setembro
111º
Savage Hulk 4
22.875
Outubro
81º
Hulk 7
35.084
Outubro
151º
Savage Hulk  5
19.351
Novembro
64º
Hulk 8
34.483
Novembro
130º
Savage Hulk  6
16.783


Até a próxima!

6 comentários:

  1. Cara, Harley Quinn! Não li nenhuma revista dela até hoje, mas alguma coisa tem, pois é um personagem de 5ª categoria, tem uma equipe criativa que é de torcer o nariz e ainda assim consegue deixar o Hulk, Quarteto, Demolidor pra trás! Ou os caras descobriram uma fórmula mágica, ou os leitores americanos é que descobriram algum prazer em ler sobras da turminha do Batman.
    Eu vejo o nível das outras revistas e com exceção dos Vingadores e Superman ( muito mais pela arte de Jim Lee e John Romita JR ) que passa por um período fantástico, grande maioria dos que estão lá no topo não estão lá essas coisas, inclusive a febre de idéias requentadas é inacreditável! Mesmo Multiversity Pax Americana, que é um gibizaço não foi lá essas coisas em vendas.

    ResponderExcluir
  2. a maioria dos personagens vinculados do batman vendem "bem" as editoras pecaram muito esse ano,a revista mais vendida foi primeiro a morte do wolverine 1 com 150 mil exemplares,depois the walking dead ultrapassou com 300 mil exemplares e ai veio recentemente starwars 1 com 1 milhão de exemplares,então publico tem,o problema é que ele não quer comprar as hqs atualmente a disposição no mercado talvez por falta de boas historias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que falta um planejamento adequado para o Hulk e deveriam colocar um roteirista que faça realmente a diferença.

      Excluir
  3. Com um peitão desses na capa, tende a vender ais mesmo. Quanto não é assim, terá um traseiro viado pro leitor.

    Os leitores do Batman -que são muitos- compram não apenas as mensais do Morcego como as de personagens relacionados, e para estarem falando em um filme, a Esquadrão Suicida deve estar vendendo bem satisfatoriamente , e a Harle é estrela do esquadrão. A personagem em questão não existia nos quadrinhos, ela foi originada no Batman - Animated Series, teve aparições em Justice League, tem estaque nos games do Batman da série ARKHAN e esteve em outra animação recente da Warner com papel proeminente, e como eu já disse um filme do esquadrão se avizinha.

    Não vi a animação do Hulk Smash, mas não deve ter chamado atenção suficiente do público para manter a fidelidade quanto a todos os relacionados do Hulkiverso (She-Hulk, Hulk Vermelho, Filhos do Hulk, etc), no Brasil, o Hulk deveria ter uma mensal mix de todos seus personagens relacionados, mas tentam usa-lo para impulsionar outros titulos de personagens menores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, o Hulk deveria ter um título próprio no Brasil.

      Quanto a animação Hulk and Agents of the smash é bem sem graça

      Excluir
  4. Obviamente as primeiras edições de Svage Hulk venderam mais porque tinham os X-men na capa.

    O Hulk poderia ter uma revista de Team-Up, aparecer mais com outros personagens já na capa.

    Agora há de ser levar em conta que muita gente não compra as mensais porque ficam esperando sair os encadernados, certo? São pessoas que colecionam Hulk, apenas não pegam as revistas fininhas com partes de arco, esperam os arcos e sagas acabarem primeiro para depois ler tudo de uma vez.

    ResponderExcluir