quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

A DIFÍCIL TAREFA DE CRESCER


Por João Roberto da Costa

O Hulk atravessou um dos portais da encruzilhada para ajudar uma jovem que estava sendo oprimida, mas para a sua surpresa ele descobriu que os cavaleiros de ferro são muito fortes e consequentemente ele acabou preso.

Mesmo infeliz naquele local o feitiço a prova de falhas do Dr. Estranho não dispara, isso porque mesmo irracional o Hulk em seu intimo sente que aquela jovem precisa dele na cidade da morte, um lugar violento, injusto, onde o Golias Esmeralda tem sido humilhado e sendo obrigado a fazer trabalhos forçados.


O nome da jovem que conquistou o coração do Gigante Verde é Nalee, seu pai é um poderoso feiticeiro e líder de um povo de pele verde que viveu protegido por um muro de rosas por muito tempo, pois no passado eles sofreram muito com a crueldade dos cavaleiros de ferro.

Nelee saiu da proteção do muro de rosas quando seu pai precisou fazer uma inspeção no referido muro, um jovem aprendiz do pai de Nalee abriu uma brecha que possibilitou aos cavaleiros de ferro a captura da filha do feiticeiro e de outros indivíduos que foram assassinados e seus ossos têm sido usados na construção da cidade de ferro.


Para proteger seu povo o pai de Nalee fez o encantamento que criou o muro de rosas e manteve as futuras gerações protegidas, mas ao mesmo tempo ignorantes, pois os jovens nada sabiam do que havia além do muro, não apenas isso nem mesmo a jovem, que agora era prisioneira e que estava condenada a se tornar esposa do líder dos cavaleiros de ferro, conhecia a verdadeira extensão de seus poderes.

Entretanto, chega o dia em que as coisas precisam mudar e Nalee enquanto conversa com o Hulk começa a chorar lágrimas de ódio e ao invés de nascerem flores, em seu lugar surgem plantas extremamente poderosas e que são usadas para matar os opressores do povo de pele verde.


Ao notar que era possível vencer, o povo de pele verde se une a jovem na batalha e desta vez o opressor é derrotado. O Hulk nota que a jovem está diferente, que não parece ser mais a mesma pessoa e isso dispara o feitiço à prova de falhas do Dr. Estranho que leva o Golias Esmeralda de volta a encruzilhada onde ele é recebido pelos Pompons Coletivos.


Incredible Hulk 303 é um gibi daquele que te ajuda pensar que existem muitos tipos de lágrimas, elas podem ser de alegria, tristeza, de raiva e revolta. E cada uma delas provoca na pessoa reações das mais diversas, pois quando Nalee colocou para fora a raiva às coisas mudaram de figura e ela descobriu uma força que ela nem mesmo sabia que existia.


Bill Mantlo trabalha muito bem os sentimentos e motivações das pessoas nesta edição. Nota-se o prazer em maltratar os outros (cavaleiros de ferro), o excesso de protecionismo (o pai Nalee), aquela sensação de que quero ir embora, mas não posso (expressa no Hulk) e ainda revela a necessidade de crescer e amadurecer que todos têm.


É por essas e outras que Bill Mantlo foi e continua sendo o melhor roteirista do Hulk de todos os tempos, suas histórias não são cansativas e sem sentido, querem elas sempre nos fazer refletir sobre alguma coisa importante.

Quanto à arte, Sal Buscema faz um trabalho que retrata de forma perfeita a intensidade do roteiro proposto por Mantlo, os painéis, as expressões, as cenas de ação são construídas com uma qualidade impar.


Incredibible Hulk 303 foi publicado no Brasil pela Editora Abril em O Incrível Hulk 55 em janeiro de 1988.

Para ler as resenhas anteriores sobre a fase da encruzilhada clique aqui e aqui.

Até a próxima!


Páginas cortadas na época pela Editora Abril.



4 comentários:

  1. Bill Mantlo foi genial sim, mas, com muita dor no coração eu tenho que dizer. Ele não é o melhor escritor do Hulk. Esse posto pertence a Peter David. Infelizmente a maior parte dos argumentos escritos pro Mantlo ficaram datados. Era legal quando você lia quando criança, era legal nos anos 80, hoje muitos argumentos poderosos em sua concepção como "O Herói do Dia" Hulk 37 Editora Abril hoje são infantis. A sequência de historias que insinuam a volta do lado selvagem do Hulk que começa na Edição 35 e se estendem até a edição edição 50 só podem ser apreciadas se você as ler com desprendimento, entendo a época que foi mais inocente e descompromissada em que estas historias foram escritas.

    ps: Fase da encruzilha é um tesouro. É daquelas coisas geniais, atemporais e de poder reflexivo que elevam os quadrinhos. Que revelam que diferente do que muitos acreditam quadrinhos é uma arte tão relativa quanto as melhores obras literárias ou os melhores representantes do cinema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário Zé da fiel.

      Então, nisso sempre tem aquela coisa do gosto, para mim Mantlo é o melhor e depois dele vem o Peter David, mas uma coisa não dá para negar, a contribuição de ambos é de suma importância na construção da mitologia do Hulk.

      Quanto ao seu cometário sobre a fase da encruzilhada, concordo com você em cada palavra,

      Excluir
  2. Tenho a mesma opinião do parceiro João. Mantlo em primeiro lugar.
    Não acho q as histórias envelheceram mal, pelo contrário, a considero atemporais. Talvez, um diálogo ou outra tenha perdido a força que tinha na época, assim como determinadas situações podem não ter o mesmo impacto, mas ainda assim, a maioria do material continua bem atual. MANTLO FOREVER!!

    ResponderExcluir
  3. Prefiro o Peter David, até mesmo porque ele conseguiu dar uma visão nova ao Hulk, que na época estava meio pra baixo, gosto daquele humor irônico que por vezes ele colocava nas histórias. Porém adoro o trabalho do Mantlo no Verdão, pois foi quando ele roteirizava o Hulk que eu me tornei fã do personagem. Recentemente comprei o encadernado americano desta fase e não me arrependi. Puxa, Sal Buscema, Mike Mignola, Bret Blevins só artista de primeira.

    ResponderExcluir