quinta-feira, 13 de setembro de 2012

(CINQUENTENÁRIO) DIAS DE FÚRIA




No ano de 1984, mais precisamente no mês de Outubro os fãs do Hulk ganharam um tremendo presente escrito por Bill Mantlo. Dias de Fúria foi publicado na edição 300 da revista do Gigante Esmeralda. E conta a história de um Golias de pele verde, tomado pela fúria e sem nenhum traço de Bruce Banner.

Uma história assim poderia soar como uma típica narrativa de pancadaria sem sentido, mas quando se trata do Hulk de Bill Mantlo nunca existe ações sem sentido. Dias de Fúria é uma história de sobrevivência de todos os lados, do Hulk que luta para permanecer vivo e de seus combatentes que desejam preservar a vida, não apenas deles, mas também daqueles que os cercam.


Mantlo mostra um Hulk novo, pois ele é completamente selvagem, que luta contra tudo o que estiver no seu caminho. E o referido roteirista quer deixar isso muito claro em sua narrativa, haja vista que The Incredible Hulk 300 é a porta de entrada  para uma nova fase na mitologia do Gigante Esmeralda.

Quando se pensa no Hulk completamente selvagem marchando contra Nova York, deve-se considerar o que é preciso fazer para detê-lo. Ao leitor é dada a seguinte resposta: “Tudo o que for possível”.


Assim, tudo é “lançado” em cima do Hulk, policiais, S.H.I.E.L.D, Guarda Nacional e obviamente os heróis que tombam um após o outro, pois seu adversário é o mortal mais poderoso do mundo.

Apenas Thor consegue fazer alguma diferença, mas se não fosse o Dr. Estranho nem o deus do trovão resistiria por muito tempo. A luta pela sobrevivência, mostra todos lutando de alguma maneira, mas o então Mestre das Artes Místicas, procura fora da Terra uma maneira de preservar a vida de todos, inclusive a do Hulk.


Dessa forma a solução encontrada é o exílio, ou seja, banir o Hulk para um lugar onde ele não possa fazer mal para ninguém. Com isso a luta pela sobrevivência perpassa toda a história e o roteirista dá uma solução que em momento algum é forçada para que a vida seja preservada.

Quanto à arte, Sal Buscema é impecável. As cenas de luta, os cenários, os olhares de medo, desespero e desesperança são marcantes, impactam fortemente o leitor, que não tem como não apreciar um trabalho tão bem feito.


Dias de Fúria é a típica narrativa que marca uma geração, que impacta o fã da nona arte e que fica guardada para sempre no coração de quem tem o Incrível Hulk como o maior e melhor personagem de todos.

11 comentários:

  1. História bem interessante, a arte de Sal é demais!

    ResponderExcluir
  2. Pena que não tenhamos como voltar no tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E pensar que depois dessa época acabaria toda a diversão de ler uma hq do Hulk.

      Um exemplo da grandiosidade desses dois senhores é que quando você lê a revista em formato digital ela mantém o brilho ou mais até.

      O Hulk perdeu muito sem o Sal, sem o Bill então nem se fala.

      Lembro perfeitamente quando adquiri a revista onde começava a fase Byrne, não era a mesma coisa.

      ARGH! Fazer o que!

      Excluir
  3. Bill Mantlo elevou o Hulk para patamares bem altos!
    Bem lembrado este arco!
    ;)

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. A melhor fase do Hulk é com a dupla Bill Mantlo/Sal Buscema, é a que marcou mais na época.

    Nem John Byrne, nem Peter David e nem mais ninguém conseguiu tanto destaque, no máximo pós a saída dessa dupla tudo que se fazia com o Hulk atraia uma parcela de leitores que se familiarizavam com isso e com o passar do tempo tornou modinha.

    Hoje nego quer botar goela abaixo que o período desses dois roteiristas são clássicos mas sequer sabe do que havia sido publicado antes.

    Bill Mantlo não escrevia bizarrices, ele não rebaixava o Hulk... que é o que o Peter David lamentavelmente passou a fazer no período em que o verdão se encontrava na personalidade "Professor".

    O período em que o Byrne separou o Hulk do Banner foi no máximo legal e nada mais, foi apenas uma premissa meio que "vagabunda" pra tornar o Hulk novamente irracional... e o leitor tinha que engolir.

    Antes mesmo de tornar o Hulk irracional, o Mantlo trabalhou minunciosamente com a fragilidade do personagem, não deixando a peteca cair... ele pegou um Hulk Inteligente e soube aproveitá-lo.. a arte do Sal tornava o trabalho cada vez mais interessante.

    Esses dois são os senhores que revolucionou o Hulk nas hqs e até hoje não teve um a altura, nem mesmo o Greg Pak.

    E a gente anseia por um encadernado deles mas como essa Pseudo-Editora brasileira não toma iniciativa, temos que importar.

    ResponderExcluir
  5. Se eu estivesse com esses dois, iam ter que reservar um barril desses só pra levar coca-cola, sem ela, não há fórmula mágica que possa contra mim. Como esse cara faz falta...

    ResponderExcluir
  6. Interessante essa história!! não a conhecia!

    ResponderExcluir
  7. Esta pra mim, foi uma das melhores revistas que eu li do Hulk. Marcou muito a minha infancia.

    ResponderExcluir
  8. Uma das melhores hqs do Verdão, e o único lugar onde o Sal Buscema valeu alguma coisa.

    ResponderExcluir
  9. nessa época a arte do Sal Buscema era muito foda, eu lembro de ler toda essa fase no formatinho quando era guri. mas depois quando foi desenhar o homem aranha, o traço dele mudou, ficou parecendo caricatura de personagens, traço quadrado e tal...mas assim mesmo era impecável a narrativa, proporção e tudo o mais. .

    ResponderExcluir