terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O ÚLTIMO TITÃ



Em 2002 a Marvel publicou Incredible Hulk: The End, com roteiros de Peter David e desenhos de Dale Keown. A história tinha a proposta de contar como seriam os últimos dias de Bruce Banner e do Incrível Hulk.


Tudo se passa num futuro apocalíptico, pois devido uma guerra denominada Guerra do Inferno na Terra, o mundo foi destruído, as pessoas morreram, os recursos naturais se esgotaram, mas o Hulk e Banner permaneceram, haja vista que devido a grande quantidade de radiação liberada pela guerra o Hulk tornou-se mais poderoso ainda devido a sua capacidade de absorver radiação.
Entretanto ver tudo se deteriorando o incomodava demais e o Golias Esmeralda resolveu partir para a Caverna Gama, localizada no Novo México. Lá ele ficou e se alimentou dos próprios recursos que o local oferecia. 


Num determinado dia o Registrador chega ao local e encontra Banner e diz que ele é o último humano existente. Ele parte e deixa um videobô para registrar futuramente a morte de Banner.
Com a companhia do videobô Banner toca a vida, mas desejoso de perdê-la, pois não sente prazer numa vida tão solitária e tortuosa, entretanto o Hulk quer ficar vivo e faz de tudo para não morrer, mesmo quando Bruce tenta se matar o Golias Esmeralda impede. 


Mas, mesmo num mundo apocalíptico o Hulk enfrenta desafios. Um enxame de insetos, mais especificamente baratas evoluídas, ataca o Gigante Verde, que por mais que tente não consegue detê-las e com isso elas devoram sua pele, parte do sistema circulatório, olhos e língua, mas devido ao seu fator de cura o Hulk se recupera em dezoito minutos.
Um tempo depois, Banner tem um sonho erótico e ao acordar sente seu peito ardendo e percebe que ele já vinha sentindo dores no peito há algum tempo e que finalmente estava chegando o momento dele morrer.
Ele tenta abraçar a morte, mas o Hulk não deixa. Ambos tem uma “conversa”, mas o Hulk não aceita ceder e toma o lugar de Banner. Quando ele assim procede, acaba percebendo que Banner não estava mais dentro de sua cabeça, que finalmente ele tinha alcançado o que sempre queria, ou seja, ficar sozinho.



Porém, ficar sozinho não parecia satisfazer o Hulk, pois naquele momento ele era o mais forte que existe,  sendo o único que existe, mas tudo o que ele realmente sentia era frio.
O Último Titã é uma narrativa belíssima e  que mexe muito com a ideia da existência das pessoas e a razão de ser da vida, uma história que mostra que muitas vezes o maior inimigo do ser-humano é ele próprio e que alcançar o que deseja na vida necessariamente não torna a pessoa satisfeita.
Percebe-se isso quando Banner  “morre”, mas não morre e quando o Hulk fica sozinho, mas nem por isso feliz.
O Hulk é o Útimo Titã, por ser comparado com Prometeu da mitologia grega, pois o Golias Esmeralda  foi o símbolo vivo da era atômica. 


Enfim, o Último Titã é uma história que ajuda o leitor há pensar um pouco sobre a vida e sobre o que anseia dela, mas lembrando que a vida sempre precisa de um sentido.
No Brasil, Incredible Hulk: The End, foi publicado em 2003 na revista Marvel Apresenta numero seis e foi batizada de Hulk: O Ultimo Titã.

6 comentários:

  1. A melhor estória do Hulk que li na minha vida. Ainda vou comentá-la no meu blog. Gosto muito dela. Ótima apresentação João. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. O último grande trabalho de Peter David com o Hulk.
    Dale Keown desenhando pra caramba! Sempre quis saber como seria se o Keown desenhasse o Hulk já no estilo Image, e uma vez que Hulk X Pitt não chegou no Brasil, esta revista quebrou mais este galho.
    Só achei meio forçado o lance das baratas gama, mas nada que estrague a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andou sumido meu amigo.

      Que bom poder contar com seus comentários novamente.

      Quanto ao Dale Keown, considero o Ultimo Titã o melhor trabalho dele junto ao Golias Esmeralda.

      Excluir
  3. eu sei que o titulo é o fim mas esse final tem continuação? rs, e esse é um final alternativo? ou um final real ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fim não tem continuação e é um fim alternativo, pois a história é alternativa, ou seja, é uma visão de como seria os últimos dias do Hulk.

      Excluir