quinta-feira, 10 de maio de 2012

GALERIA DE ARTE: SAL BUSCEMA



Sylvio “Sal”  Buscema nasceu em 26 de Janeiro de 1936. Começou sua carreira como quadrinhista da década de 60 do século passado como arte-finalista de John Buscema. Em 1968 fez seu primeiro trabalho para Marvel, para mais tarde se tornar uma das maiores lendas dos quadrinhos no mundo.

Pensar nos desenhistas do Hulk é pensar em Sal Buscema, pois ele desenhou o Golias Esmeralda por mais de 170 edições, somando a revista do Hulk, Defensores e outras edições que o personagem marcou presença.

Dono de um estilo inconfundível Buscema deu vida ao Hulk retratando a fúria do personagem de forma impecável. Ninguém desenhou o Hulk por tanto tempo e nem conseguiu dar a dinâmica à narração do roteirista como ele fez.

Recentemente ele arte finalizou os desenhos de Ron Frenz na revista Hulk Smash Avengers 1 e sem dúvida nenhuma seu estilo deixou os desenhos lindos. 

Termino este pequeno texto com o parecer de algumas pessoas sobre o referido artista: “Para Len Wein, Sal Buscema desenhava o Hulk como ninguém. Para Joe Sinnott, fazer a arte-final no traço de Sal era maravilhoso. Para mim, Marv Wolfman garantiu que Sal está entre os maiores da indústria”. (Renato Guedes).













Fontes: 

17 comentários:

  1. Nada contra o Buscema, mas o Hulk dele tem um cabelo de quem cortou com ajuda de uma panela o_o E por algum motivo, o verdão dele me lembra o Lou Ferrigno...

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre adoraei a arte do Sal Buscema. Foi/é um autor incontornável nos comics e apelidado por muito como legendário!
    Sempre gostei do Hulk deste artista, o único senão é mesmo o cabelo como disse o Henrique!
    :D

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. O traço de Sal Buscema é muito bonito e realmente marcou o Hulk!

    ResponderExcluir
  4. sal Buscema está entre os maiores dos maiores! Não tem como olhar algo feito por ele e não amar, voltar no tempo e redescobrir porque a nona arte é tão fantástica, loga vida para o Sal Buscema!!!

    ResponderExcluir
  5. O personagem que mais encaixou em sua arte foi o Hulk. Com o verdão ele foi um mestre.

    ResponderExcluir
  6. É difícil explicar o efeito da arte nas pessoas, no ser humano. Quando dizemos que algo atingiu o "estado de arte" é por que se aproximou da perfeição. A filosofia considera a perfeição forte algo incognoscível, por isso não posso explicar em palavras o que sinto quando vejo o traço do Sal Buscema, posso dizer que muitos outros são bons como John Byrne por ex. mas o traço do Sal passa algo que para mim é superior a todos os outros... não par explicar, somente sentir...

    ResponderExcluir
  7. sal conseguia com a beleza de sua arte mudar totalmente as feiçoes do hulk,seja em momentos de calma ou de raiva,e suas expreçoes de odio!!mudanças tbm nas fases,exemplo quando banner controla o hulk,a fase da encruzilhada,fora outros momentos fantasticos desse mestre!!tenho minhas coleçoes guardadas com muito carinho desse grande artista!sal buscema,seu nome esta cravado na historia!

    ResponderExcluir
  8. sal buscema é o melhor, e o seu irmao tambem é otimo, o talento vem de familia

    ResponderExcluir
  9. Certamente existem desenhistas mais detalhistas ou realistas. Entretanto, nunca nenhum outro conseguiu me trazer a sensação de movimento, de ação, que sal buscema trazia. Os personagens pareciam ganhar vida, e eu vibrava e torcia em cada batalha, mais do que em muitos filmes e animações. Eu diria que esta era a principal virtude da obra deste grande desenhista. Cada edição era como um filme "blockbuster"! Ele e o pobre Bill Mantlo, que está com problema de saúde atualmente, produziram as melhores historias em quadrilhos da minha infancia e adolescencia.

    ResponderExcluir
  10. Galerinha, Sal Buscema está para o Hulk, assim como John Buscema está para o Conan!! As expressões de fúria,dor ou tristeza do Hulk desenhado pelo Sal Buscema, são imbatíveis,na minha opinião!!
    Uma grande personalidade no "traço", naquela historia que narra o combate entre X-men x Rom !! grande artista!!!

    ResponderExcluir
  11. Sal Buscema, meu artista preferido do "lábios-de-alface" de todos os tempos.

    ResponderExcluir
  12. Sal Buscema era o artista perfeito pra dar "impacto" às cenas do golias verde. Quando ele desenhava o Hulk esmagando, batendo, destruindo algo, você acreditava no impacto que a cena apresentava. Era quase possível escutar o barulho das porradas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce conseguiu descrever com perfeição o que eu sentia ao ler as historias . O fascinante nos desenhos dele não eram os detalhes. Era esta sensação de que as coisas se mexiam, por mais que na realidade fossem estáticas!

      Excluir
  13. Foi o melhor em relação ao Hulk morro de saudades.

    ResponderExcluir
  14. O traço dele com o Rom (cavaleiro do espaço) também deixou saudade.

    ResponderExcluir