segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

QUANTAS PERSONALIDADES O INCRÍVEL HULK POSSUI?


Fala galera! Meu amigo Fernando Bedin escreveu um texto sobre as muitas personalidades do Gigante Verde. Vale dizer que este ensaio foi redigido especificamente para o Radiação Gama. Quero agradecer ao Fernando pela força e pelo apoio dado a este espaço dedicado ao Hulk. Sem mais delongas vamos ao que nos interessa.

 Quantas Personalidades o Incrível Hulk Possui?
Por Fernando Bedin
Essa é uma questão bem interessante e importante. Por isso, vou logo à resposta... o grande cientista nuclear Robert Bruce Banner tem uma infinidade de personalidades (como mostrado na fase escrita pelo Paul Jenkins), porém, as que foram retratadas de maneira significativa foram: o Hulk Selvagem (Verde e Infantil), o Hulk Cinza (Sr. Tira-Teima), o Hulk dominado pela mente do Banner (que controlava totalmente o Hulk), o Professor Hulk (Hulk mesclado), Gravage Hulk (a versão retratada nas primeiras histórias do Hulk, retratado também em Planeta Hulk e Hulk Contra o Mundo) e o Hulk separado do Banner (totalmente animalesco). O grande roteirista Peter David, por exemplo, considera o Hulk com 3 personalidades básicas: Hulk Selvagem, Hulk Cinza, e Professor Hulk... mas eu vou mais além, e explicarei o porquê desses meus argumentos e o porquê de não concordar completamente com um dos maiores escritores de todos os tempos do Incrível Hulk.

Vou começar pelo Hulk mais clássico de todos... o Hulk Selvagem; esse Hulk é talvez a 2° personalidade mais poderosa e é a mais conhecida entre os leitores (Hulk Esmaga!). Mas o que a faz se destacar como uma das personalidades do Banner? Bem... esse Hulk se caracteriza por ser uma criatura ingênua, selvagem, de certa forma infantil e incompreendida, que busca a solidão como companhia, além de ser possuidor de uma mente bem limitada... em geral ele só ataca quando provocado e é o emissor das famosas frases: “Hulk é o mais forte que existe” e “Hulk Esmaga”.

Já o Hulk Cinza é conhecido como o Hulk “sacana”, na verdade ele é possuidor de uma inteligência um pouco acima da humana e é a versão mais fraca de todos os Hulks, porém é o mais esperto, malandro e cruel... é um Hulk fanfarrão que vive em busca de fama, riqueza e sucesso, nem que pra isso ele tenha que ferrar com todos.

O Hulk dominado pelo Banner teve poucas histórias se comparada aos dois Hulks citados acima, tendo destaque em Guerras Secretas e quando escrito pelo saudoso Bill Mantlo que escreveu a história em que o Hulk recebe perdão presidencial e ganha uma estátua de adamantium.

Ainda, há o Professor Hulk que, inicialmente, quando criado pelo Peter David, era uma mistura do Hulk Selvagem, do Hulk Cinza e do próprio Banner. Fisicamente ele é o maior dos Hulks, além de possuir a inteligência do Banner (não a personalidade) e a esperteza e crueldade do Hulk Cinza; esse Hulk é talvez o mais complexo de todos, parece muitas vezes ser consumido por uma espécie de loucura, ora ele age como um herói, ora como um anti-herói e ora como um vilão; foi esse Hulk que se tornou o Maestro no futuro, já consumido por essa loucura. Para o Peter David, esse seria o Hulk definitivo, pois sequer ele voltava a forma humana. Posteriormente, o roteirista Paul Jenkins retificou esse Hulk, colocando-o como simplesmente uma outra personalidade (que voltava a forma humana, e não mais uma mescla de personalidades.

O Hulk separado do Banner é o Hulk mais poderoso de todos, pois não possui o limitador dos outros Hulks: o seu alter ego Robert Bruce Banner. Porém esse Hulk não pode sobreviver sem o Banner, e vice-versa, devido a instabilidade molecular (conforme visto na curta primeira passagem do John Byrne pela título) que ocorre decorrente da separação. Um Hulk bem semelhante a essa personalidade trata-se do Mindless Hulk, que apareceu na Encruzilhada (fase Bill Mantlo) quando o Banner se refugiou totalmente na mente do Hulk.

Por fim, temos o Gravage Hulk, que na verdade era pra ser o Hulk original (criado por Stan Lee e Jack Kirby), mas devido a problemas de colorização, acabou ficando meio que cinza-esverdeado. Com o tempo, o Hulk Cinza sumiu (o primeiro Hulk), dando lugar ao Gravage Hulk, que teve dezenas de histórias até a personalidade clássica do Hulk Selvagem assumir o controle. Esse Hulk ressurgiu pelas mãos do escritor Greg Pak, que o utilizou nas sagas Planeta Hulk e Hulk Contra o Mundo. Essas seriam, basicamente, as personalidades mais dominantes do Hulk. Abraços a todos os fãs do Golias Esmeralda!!!

12 comentários:

  1. Post interessante. Como já disse neste blogue, para mim o melhor Hulk é o do Planet Hulk!
    :)
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o texto! Só discordo quanto ao mais poderoso, que pra mim é o de World War Hulk, aquele nível de poder, meu caro, foi devastador.

    ResponderExcluir
  3. Gostei, mais informação sobre um dos meus personagens favoritos!

    ResponderExcluir
  4. Interessante, não havia me tocado que o Gravager Hulk era o original retornando. Ultimamente ele não tem sido retratado consistentemente. Ora tinhamos o Hulk Selvagem na Queda dos Hulks, ora o Gravager nas últimas edições antes de separarem o Hulk e o Banner novamente. Mesmo o atual parece uma salada, o que acho uma pena, pois gostava dessa dúvida de onde terminava Banner e onde começava o Hulk.

    ResponderExcluir
  5. HULK JUNTAMENTE COM O WOLVERINE SAO OS MAIS FODAS DA MARVEL NA MINHA OPINIAO.

    ResponderExcluir
  6. Valeu, cara. Muita informação sobre o Mais Fort de Todos!!!

    ResponderExcluir
  7. Na minha opinião, a melhor fase do Hulk é a com o Peter David escrevendo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Giorgio, eu já prefiro a fase do Bill Mantlo. Ai vem o Peter David.

      Excluir
  8. Interrssante. Sempre que achei que o Hulk de Planeta Hulk e Hulk Contra o Mundo era o Banner no controle. Numa hq da saga de Hulk contra o mundo, Amadeus Cho pergunta para Hulk será o Banner que estava lá: o Hulk dá uma expressão que dá a entender isso. No final da luta contra o Sentinela, ao esgotar suas forças, volta na forma de Banner e dá um sorriso.

    ResponderExcluir
  9. Gosto de todos os Hulks incluindo o Doutor Verde e o Maestro, sou meio xiita neste sentido. Pra mim o Skaar, o Hulk Jhones e o Hulk Cho serão sempre coadjuvantes, Hulk mesmo é o Banner.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só a Marvel que não entende que só pode existir um Hulk e ele é o Banner.

      Excluir
  10. O hulk chamado de cicatriz verde é o gravage hulk?
    Tbm gostaria de saber qual é o hulk imortal

    ResponderExcluir