sexta-feira, 21 de outubro de 2011

DESENHISTAS DO HULK

 

O Incrível Hulk contou em sua mitologia nos quadrinhos com grandes desenhistas retratando as suas histórias. Então me veio a ideia de fazer uma enquete aqui no Radiação Gama que elegesse na opinião dos leitores do blog os cinco maiores desenhistas do Gigante Verde.
Esta foi a enquete com maior número de votantes e todos os nomes sugeridos na pesquisa receberam votos, o que é muito justo, haja vista que são grandes nomes da nona arte. Os cinco desenhistas que foram escolhidos pelos leitores do Radiação Gama são:



Aaron Lopresti, confesso que fiquei surpreso ter sido ele o vencedor, até esperava que Lopresti entrasse na lista dos cinco, mas não com a maioria dos votos. Fato é que o cara desenha muito, seu traço não é cheio de firula, ele tem um desenho limpo que retrata muito bem as cenas, em Planeta Hulk o referido desenhista fez um trabalho excelente.


Em segundo lugar ficou John Romita Jr, também conhecido pelo publico brasileiro por Romitinha, ele foi o desenhista de Hulk Contra o Mundo e anteriormente havia desenhado 10 edições do segundo volume da revista do Hulk. Seu traço é inconfundível e casou muito bem com a proposta de Hulk contra o mundo, as cenas de luta ficaram ótimas.


Empatado com Romitinha vem o brasileiro Mike Deodato Jr, considerado um dos maiores desenhistas da atualidade e confesso que meu desenhista preferido atualmente. Seu estilo de desenha impressiona, ele consegue dar uma perspectiva para o leitor que de certa forma chega mostrar um boa pitada de realismo. Seu Hulk em alguns momentos era meio exageradamente grande. 

Fecham a listas duas grandes lendas dos quadrinhos, a saber John Byrne e Sal Buscema. Byrne desenhou o Hulk por apenas seis edições e um especial. Sua passagem foi curta devido a desentendimentos do o editor da Marvel na época. Byrne sempre foi muito dinâmico, as histórias que ele escreveu e desenhou do Hulk são todas muito legais e quem não deve procurar para ler, pois vai se divertir muito.


Sal Buscema é para o mim o Sr Hulk, foram por volta de 170 edições desenhados por ele, incluindo The Incredible Hulk, Defenders entre outras aparições do Hulk, Buscema tem um traço lindo, perfeito. Ele desenhou o Hulk de tudo quanto é jeito, seja ele ingênuo, selvagem e inteligente. Não é possível pensar em desenhistas do Hulk sem incluir o mestre Sal Buscema
Enfim, o Hulk foi desenhado por grandes gênios das hqs, podemos ainda citar Jack Kirby, Lee Weeks, Gene Colan, Herb Trimpe, Mike Mignola, Adam Kubert, Dale Keown entre outros. E logo mais um grande nome dos quadrinhos desenhará o Gigante Verde, Marc Silvestri.










4 comentários:

  1. Cara, embora eu até tenha curtido a arte do Dale Keown, o traço dele em sua passagem pelo titulo do Hulk, ao meu ver foi duvidoso, ele de certa forma ou de outra, deixou os personagens com feições de "patetas". Na minha sincera opinião, a ÚNICA boa cartada do Keown foi em sua estréia no titulo do Hulk, onde ele retratou de uma forma indescritivel, o virus artificial da Aids que estava tomando conta do corpo do Hulk Cinza. Fora esse momento, não vi mais nenhum tão impactante, embora a arte dele em "Hulk: O Fim" tenha ficado bem legal. Pra mim, esse é ponto forte da arte do Keown em relação ao Hulk.

    Agora, o Romita Jr. é um SHOW!!!!!!! O Cara não apenas conseguiu fazer com que o Hulk parecesse real, como também o cenário das histórias, vide WWH, mais precisamente no confronto do Hulk com o Homem de Ferro com a Hulkbuster, no momento em que o choque entre ambos provoca o desabamento da torre dos Vingadores, uma clara referencia ao atentado do dia 11 de setembro no World Trade Center. Romitinha é show de bola, e o cara é brasileiro!!!!!!!

    Carlo Pagulayan é um desenhista competente, mas dependendo da história os desenhos dele se tornanam deveras cansativo (vide as recentes histórias do Hulk vermelho)

    Gary Frank arruinou o Hulk na época da personalidade "Professor", mas teve lá seus bons momentos, como em Planeta Hulk, o que creio eu, a arte dele convenceu só que com ajuda de uma arte finalista.

    O Hulk do Mike Deodato é desproporcional demais da conta, em tamanho chega a parecer até o Hulk do filme do Ang Lee, com excessão é claro, da fisionomia, onde na série escrita por Bruce Jones, o Hulk apesar de seu tamanho pra lá de exagerado, se tornou muito obscuro, graças ao Deodato, o clima de filme de terror perambulava em algumas edições da série.

    O Herb Trimpe nem se fala, graças a ele pude viver bons momentos nos antigos formatinhos do Hulk do tempo da RGE.

    O Lopresti, embora ache a arte dele convincente, devo ter deixado passar muito despercebido, mas não nego sua importância pro personagem.

    E como os últimos sempre serão os primeiros... ele... O MESTRE... SAL BUSCEMA... o que eu teria pra falar sobre esse senhor que, com a ajuda de seu fiel parceiro, BILL MANTLO, tornou as histórias do Hulk num nível que desenhista ou roteirista jamais conseguiu. Sal é o PAI de tudo o quanto é desenhista que já passou pelo Hulk.

    ResponderExcluir
  2. Pra mim!SalBuscema é o melhor de todos,as historias escritas por Bil Mantlo eram de mais.do Hulk de Mike Deodato eu gostei mais dos roteiros de Bruce Jones,apesar do Hulk quase não aparecer,mas eram cheios de suspense.

    DaLe Keown eu gostei muito do Último Titã,bem bacana,já o John Romita na minha humilde opnião não tem muito a ver com o Hulk,seus traços são
    muito rabiscado parecendo q falta arte final.agora pra mim um dos piores desenhista é
    o Al Migron,muito ruim.
    e o John Byrne q eu sou grande fã estragou
    sua passagem no Hulk,não pelos desenhos mais sim pelo roteiro,não gostei.
    é isso ai.

    ResponderExcluir