terça-feira, 23 de agosto de 2016

RESENHA: CIVIL WAR II: THE FALLEN

AVISO: TEM SPOILER


Fala Galera! O luto é algo que naturalmente não gostamos, a dor provocada pela perda de um ente querido é avassaladora, de tempos em tempos passamos por isso, The Fallen é uma tentativa de narrar à dor das pessoas que se importavam com Bruce Banner.

Quero começar esse texto “dizendo” que a história não é ruim, Greg Pak procura evidenciar a maneira com que os personagens estão lidando com a morte de Bruce, para isso ele divide a história em três partes, a saber, o sepultamento, a procura por determinados personagens e a leitura do testamento.




Existe um esforço por parte do autor de deixar a narrativa o mais comovente possível, penso que isso ele não conseguiu, não que falte emoção, não se trata disso, me parece que faltou um pouco mais de coração do roteirista no momento de construir os diálogos.

Chama atenção à falta de vários personagens no sepultamento, isso é notado por Rick Jones, o Hulk era um Vingador, mesmo que alguém argumente que ele era um monstro e que sua fúria provocou muita destruição, ele salvou muita gente e lutou ao lado dos heróis, nesse caso a comunidade super-heroica poderia sim ter sido melhor representada.



Não me causa estranheza uma parcela do povo estar revoltada, embora isso possa ser discutível, tudo depende da janela que se observa os acontecimentos, mas a ausência de gente que lutou ao lado do Hulk e que o conhecia, isso não ficou bacana.

A parte de mais carga dramática se dá no testamento de Banner, procura ele ajudar os amigos, consolar a família e pedir para que mantenham a calma, eles não devem fazer absolutamente nada para vinga-lo, precisam ficar calmos, precisam seguir com a vida.



Nisso é revelado que Bruce tinha uma corporação que ajuda vitimas do Hulk, foi uma sacada bacana do autor revelar isso, pois mostra a preocupação de Banner com as pessoas e também que ele nunca ficou parado, passivo, sem fazer algo significativo para o próximo.

The Fallen não é uma história grandiosa, mas é um gibi que eu penso que todo fã do Hulk deve ler, Greg Pak faz um trabalho interessante, poderia ter sido mais profundo, mais comovente, mais intenso, mas posso dizer que não se trata de uma narrativa rasa, tem ela certa profundidade.



Mark Bagley é o desenhista aqui, os desenhos não ficaram satisfatórios, parece que ele tinha um prazo muito apertado e desenhou rapidamente, toda vez que um artista tem pouco tempo seu trabalho fica prejudicado.

No mais, The Fallen marca o fim de um ciclo para os fãs de Bruce Banner, que agora estão órfãos de seu personagem preferido, pelo menos por enquanto, mas vale lembrar que existem muitas histórias bacanas do Hulk original, quando a saudade bater basta revisita-las.

Nota 8,0

Até a próxima!


2 comentários:

  1. mais uma resenha incrivel!!mas ainda fico triste,pois vejo herois q gosto desaparecendo,e tem uma lista grande professor x ,ciclope,wolverine,o quarteto praticamente nem existe mais,e' triste!!a marvel ta parecendo a dc anos atraz ,q matou o super e fez o lanterna vilao fora outras cagadas!ta muito dificil acompanhar a mervel hoje em dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Marvel de fato tem errado feio, só nos resta esperar e ver se eles começam a dar passos mais acertados no futuro.

      Excluir