segunda-feira, 7 de março de 2016

TERROR NA TERRA PROMETIDA


Fala Galera! Quero pedir desculpas pelo sumiço, mas saibam que eu não me esqueci de vocês, recentemente reli uma edição do Hulk publicado pela editora Abril e eu quero tecer algumas considerações especificamente sobre a primeira história de O Incrível Hulk 12.

Bill Mantlo escreve um roteiro onde o Golias Esmeralda está em Israel, à narrativa mostra o medo das pessoas quando contemplam o Hulk, a reação das autoridades tentando mata-lo, obviamente nenhuma das investidas alcançam sucesso.

O que chama atenção na verdade é a construção de uma breve amizade entre Banner e um menino de rua, Bruce ajuda o menino a se esconder, haja vista que o jovem tinha roubado uma melancia.


Eles repartem a fruta e o bom doutor se identifica com o menino, mas ocorre um ataque terrorista e o jovem morre, rapidamente Sabra culpa o Hulk, afinal de contas ele é um monstro, mas no final o que é revelado é que embora o Golias Esmeralda tenha uma aparência monstruosa, quem tem ações monstruosas não é ele.

No final Bill Mantlo escreve: “Foi o Hulk que a (Sabra) fez ver este menino Árabe como um ser humano. Foi um Monstro que despertou nela o senso de humanidade”.

A forma com que a história é abordada provoca uma profunda reflexão acerca da maneira como vemos as pessoas, sobre os problemas políticos vigentes até hoje entre Israel e a Palestina.


Além do impacto causado no leitor sobre as monstruosidades possíveis, onde inocentes morrem por causa de atitudes estupidas de pessoas que fogem do dialogo e usam de violência para fazer valer seus supostos direitos.

A história publicada aqui no Brasil em 1984 continua contemporanea, cheia de sentido, mostrando que não é apenas um gibi, mas uma critica a vários problemas vigentes no mundo de ontem e de hoje.


Até a próxima!

2 comentários:

  1. Vendo os noticiários nos últimos meses eu sempre me lembrava dessa edição...
    Outra hq que nunca me esqueço é uma dos X Men chamada Deus ama e o Homem mata. Às vezes ela vem também como O Conflito de uma Raça. Alguns gibis são lendários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, por mais que o tempo passe o tema abordado contínua sendo atual.

      Excluir