quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

PONDERAÇÕES RESULTANTES DE UMA CONVERSA A RESPEITO DO HULK


Fala Galera! O presente texto é resultado de uma pequena reflexão pessoal, resultante de uma conversa que tive com uma jovem numa Comic Shop em uma viagem que fiz alguns dias atrás.

Para que fique mais claro, quando cheguei a Comic Shop fui muito bem atendido pela referida jovem, começamos a conversar a respeito de alguns matérias que estavam a venda e nossa conversa chegou ao Hulk, justamente quando ela me mostrou a edição do Golias Esmeralda da Coleção da Capa Vermelha da Salvat.


Ela me disse que Planeta Hulk e Hulk Contra o Mundo são a melhor referencia que existe para um novo fã do Hulk, trocando em miúdos, Planeta Hulk e Hulk Contra o Mundo é o que deve ser apresentado para uma pessoa que nunca leu o Hulk antes.

Respondi que gostava do material indicado por ela, mas que existiam fases do Hulk bem interessantes e uma vez que ela gostava do personagem ela deveria procurar.

Quando voltei para casa comecei a ponderar sobre a nossa conversa e pensei que se formos considerar de forma sincera ela não está errada, pois os gibis acima citados colocaram o Hulk em evidencia novamente.

Para melhor entender o que quero dizer, é preciso ponderar sobre a diferença de gerações, quando eu comecei a ler Hulk Bill Mantlo era o escritor, fase fantástica, histórias maravilhosas, à medida que conseguia materiais mais antigos li um pouco do Hulk de Roger Stern, Len Wein e Roy Thomas.


Posteriormente eu iria ler o Hulk de John Byrne, Al Milgrom e Peter David, todos com trabalhos de qualidade muito boa, mas com o passar do tempo o Hulk (e boa parte da Marvel) foi deixado de lado, pois a Casa de Ideias deu profundo destaque para os mutantes e o Cabeça de Teia.

Foi justamente Greg Pak com Planeta Hulk quem tirou o Gigante Esmeralda do “limbo” e o colocou em evidencia novamente, mas o problema reside em outro lugar, enquanto minha geração leu na sequencia o Hulk de Byrne, Milgrom e David a atual leu o Hulk de Loeb, Pak, Aaron, Waid e Duggan.

O Hulk de Jeph Loeb é medonho, a segunda fase de Pak é muito fraca, a curta passagem de Jason Aaron é boa, Mark Waid (em minha opinião) seria a pessoa que teria tudo para fazer algo significativo, mas foi tirado do título dando lugar para que Gerry Duggan fizesse um trabalho mediano para fraco e culminarmos atualmente com o Amadeus Hulk Cho que é medonho.

É indiscutível que o primeiro filme dos Vingadores colocou o Hulk em evidencia novamente, mas a Marvel não aproveitou bem o momento e atualmente com as ideias que tem circulado nos corredores da referida editora não é possível contemplar um futuro glorioso para o personagem.

Dificilmente o novo Hulk conseguirá novos fãs, pois a qualidade das histórias é ruim e a atual geração conhece muito pouco do Hulk de Bill Mantlo, John Byrne, Peter David e outros. Um novo fã só procuraria esses materiais se o material atual chamasse a atenção, coisa que não está acontecendo, logo o futuro é meio tenebroso.


Nos Estados Unidos os leitores não perdem contando com materiais antigos, pois a Marvel vez ou outra publica encadernados com fases clássicas do Hulk, tanto é assim que em atual votação entre os leitores o Hulk ficou em oitavo lugar entre os cem personagens mais importantes da Marvel de todos os tempos.

Não sei de no Brasil ele ficaria entre os dez, pois me parece que a cada dia que passa o Gigante Verde tem tido menos fãs, não foram poucas as vezes que li mensagens onde leitores diziam que não gostavam nenhum pouco do Hulk.

Quando se trata de publicações (excluindo a atual fase do Gerry Duggan publicado em Vingadores: Os Heróis mais poderosos da Terra) não temos muita coisa, a expansão da coleção de Capa Preta da Salvat promete trazer alguns encadernados de materiais muito bons.

Quanto a Panini, não dá para esperar muito da editora, pois por mais que digam que não, no fundo eles não demonstram nenhum interesse em apresentar materiais antigos do Hulk para a atual geração.

Planeta Hulk vai completar dez anos que começou a ser publicado nos Estados Unidos, o leitor brasileiro pode encontrar o encadernado em capa dura facilmente na internet, mas as gerações passam e se deixar as referencias se perdem e isso é preocupante.

Nos resta esperar que alguém na Marvel realmente goste do personagem e tenha a coragem de fazer um trabalho significativo e com isso, talvez surja uma nova geração que ame o Hulk e consequentemente o Golias Esmeralda receba o tratamento que merece, para que as futuras gerações sejam afortunadas, tal qual a minha foi, com histórias brilhantes do mais fantástico personagem de histórias em quadrinhos que existe.

Até a próxima!

6 comentários:

  1. Concordo!! Acho que o milagre tem que começar lá nos States, porém com essa relação nada amigável entre a Marvel e a Universal, acho difícil! Visto que ter potencial cinematográfico é o que interessa para a Marvel/Disney! Agora aqui no Brasil o que impera é uma má vontade do pessoal da Panini com o personagem mesmo. Os caras publicam Miss Marvel, Capitã Marvel e o que eles gostam de maneira pessoal, é só ver o que tem de material da Panini encalhado por aí.

    ResponderExcluir
  2. adorei o texto,e suas ponderaçaoes estao corretissimas,infelizmente no brasil o verdao nao esta sendo bem tratado vide a escasses de material publicado,vejo re publicaçoes totalmente sem sentido por parte da panini,enquanto fases memoraveis do hulk fica em branco,como a fase pos guerras secretas,encruzilhada,john byrne,tudo material muito bom,so resta ter esperança q um dia saia por aqui!

    ResponderExcluir
  3. Minha opinião é a seguinte... eu entendo mto bem a opinião dessa garota...
    Hoje em dia já não tenho mais aquele apreço que eu tinha pelos clássicos. Quero histórias novas de boa qualidade e que o personagem evolua. Tentei ler mtas hqs clássicas tempos atrás e não consegui, me pareceram ultrapassadas, rs. A pirataria na internet tb colabora para isso. Os quadrinhos perderam mto espaço para outras mídias como Desenhos, Filmes e Games, e logo esse é o maior interesse da Disney financeiramente. Sei q mtos fãs não vão gostar do meu ponto de vista, mas não sou do tipo saudosista, conheci o personagem pelo seriado televisivo inclusive, sendo q hj em dia considero o mesmo horrível, rs. Tenho carinho pelas coisas que li, principalmente Bill Mantlo, mas acho que tudo tem sua época. Planeta Hulk mudou a maneira como enxergava o personagem e espero que algum dia publique algo ainda melhor q reinvente esse mito para novas gerações respeitando o essencial em seu conceito, claro.

    ResponderExcluir
  4. Poderia indicar umas 3 hqs clássicas do Hulk?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jonatas.
      A morte de Jarella é uma história clássica do Hulk muito boa.
      A edição 300 do Hulk (Hulk 52 ed. Abril) é uma história sensacional.
      A origem do Hulk em Hulk 1 (Biblioteca histórica Marvel: Hulk 1) é bem interessante por ser a primeira história do Hulk.

      Excluir