segunda-feira, 16 de junho de 2014

GUIA DO INCRÍVEL HULK, PARTE SEIS


Por Fernando Bedin

Chegamos ao final do Guia do Incrível Hulk que tinha por objetivo explicar, comentar e apresentar o personagem pros novos e velhos leitores.

Nessa última parte temos um top 10 de maiores combates do Golias Esmeralda, top 10 versões do personagem e algumas curiosidades. Espero ter atingido o objetivo de apresentar o melhor do personagem de forma a situá-lo entre os leitores.


Um abraço a todos!

15 comentários:

  1. Valeu Fernando!! Muito legal esses vídeos, não só pra quem não conhece, mas também pra todo mundo que é de fato fã do personagem. Também gostaria que fosse publicada a fase da Encruzilhada aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ph... você gostaria, eu gostaria, João gostaria e qualquer fã do Hulk old school gostaria.
      Porém, isso já foi solicitado e não teve qualquer resposta por parte da editora a não ser "obrigado pela sugestão, iremos analisá-la".

      Desculpa galera, mas não está na hora de vocês caírem na real que essa fase nunca ou dificilmente será republicada no Brasil?

      Hoje os leitores são outros, essa fase exige um entendimento maior por parte do raciocínio dos leitores, e muitos destes novos leitores (ou melhor, todos eles) não apreciam isso, o que eles querem é ver "Hulk Esmaga" e pronto. Levando em conta que por mais grandiosa que seja a arte do Sal vai ter leitor (novos leitores dessa nova geração) que irá desgostar.

      Tá certo, suponhamos que a Panini republique e o encadernado não venda o suficiente para possíveis republicações de outras histórias do Mantlo (como o Perdão Presidencial)

      E ai, como é que fica?
      ph, João, Bedin e cia poderiam me esclarecer esta dúvida?
      Obrigado.

      Excluir
    2. O que a gente precisa fazer é dar um passo por vez.

      No mais eu creio que um encadernado desse não seria adquirido só por fãs do Hulk, muitos colecionadores comprariam, justamente por ser uma fase clássica.

      Excluir
    3. Mas é ai que tá, João:
      Esses colecionadores representariam uma parcela relevante para o lançamento ser bem sucedido? Você acha que essa petição seria algo que fizesse com que a editora encarasse de outra forma, tipo, "Acho que está mais do que na hora de um relançamento desta fase".

      Note que a Panini vem botando a da fase Cinza no mercado, e isso pela segunda vez, você não acha que por mais que a gente não ache, a fase Cinza de uma forma ou de outra conseguiu atrair mais leitores do que a fase da Encruzilhada?

      E mais uma pergunta:
      como isso adiantaria para uma editora que toma decisões tendenciosas? Eu particularmente nunca vi a Panini atender a qualquer sugestão de nós leitores.
      Como que a Panini botaria um encadernado desses no mercado se sequer é a fase preferida dos caras?

      Você se recorda do que ocorreu no fórum oficial da editora?
      A fase Mantlo venceu na enquete e adivinha, os Maiores Clássicos do Hulk se iniciou com a fase Cinza do PAD/McFarlane.

      Eu também quero muito reler essa fase, mas será difícil convencermos a Panini, claro que um milagre pode acontecer, mas acredito que pra isso é necessária uma união verdaddeira entre os fãs, o que no geral não acontece.

      Vamos supor que fosse com o Superman, acredito que sim, o azulão já teria tido a sua respectiva fase clássica republicada, não apenas por ele ser muito mais popular do que o Hulk mas também pela união em massa por parte dos seus fãs.

      Excluir
    4. Bom, deixa eu comentar minha opinião referente a teoria do Hulk voador do Bedin:
      não cheguei a encontrar o link com a entrevista do Kirby mas acredito que as curvas se deram por intermédio da flexibilidade dos músculos, mas isso não significa que o Hulk estava necessariamente voando.

      Nada seria impossível para o Hulk, vale a pena lembrarmos disso. O verdão poderia fazer coisas absurdas como benefício de ter nascido a partir de uma explosão nuclear.
      Saltos, gritos, velocidade entre inúmeros atributos.

      É assim que eu vejo.

      Excluir
    5. Olá João e Hulkboy! Minha opinião é que qualquer personagem merece um tratamento de mais respeito. O Hulk sendo um dos personagens mais importantes da Marvel, merece sim que todas as fases sejam republicadas, assim como acontece com Homem Aranha - X-Men, Batman, etc. Quanto ao seu comentário, Hulkboy, de que os leitores atuais só querem ver Hulk Esmaga discordo totalmente. Qualquer leitor, seja jovem ou velho, quer de tudo um pouco. Quer um boa história, emoção, batalhas épicas e finais surpreendentes. E clássico é clássico, você ou a Panini gostem ou não. Se ela ( a Editora) vai republicar é óbvio que quem vai decidir é ela no final, mas não custa nada tentar mostrar pra eles que tem gente sim interessado nessas histórias. Mas fã que é fã precisa e gostaria de ter me mãos essas histórias antigas do verdão. E se não for fã, com certeza depois de ler vão se tornar, pois tem muitas histórias antigas que dão de dez a zero em algumas atuais. Respondendo sua ultima pergunta com outra pergunta, se a editora não conseguir boas vendas não vai ser nenhuma novidade para eles, pois você acredita mesmo que todos os personagens que eles republicam antigas histórias vendem milhões de exemplares ? Ah ! Fala sério, cara. Sabe de nada, inocente ! Estamos por aqui...observando e palpitando...apesar de se contra minha personalidade se intrometer em assuntos mortais....kkkk...até mais.

      Excluir
    6. "Olá João e Hulkboy! Minha opinião é que qualquer personagem merece um tratamento de mais respeito. O Hulk sendo um dos personagens mais importantes da Marvel, merece sim que todas as fases sejam republicadas, assim como acontece com Homem Aranha - X-Men, Batman, etc."

      Aranha, Batman e todos esses personagens citados por você são mil vezes mais populares do que o Hulk, o que você passou aqui é que não adianta pedir por especiais que nós queremos afinal o Hulk no quesito popularidade só tende a perder pra esses personagens do alto escalão.

      Você mesmo já deixou o Hulk num patamar vergonhoso :)

      "Quanto ao seu comentário, Hulkboy, de que os leitores atuais só querem ver Hulk Esmaga discordo totalmente. Qualquer leitor, seja jovem ou velho, quer de tudo um pouco. Quer um boa história, emoção, batalhas épicas e finais surpreendentes. E clássico é clássico, você ou a Panini gostem ou não."

      Você simplesmente misturou histórias sem pé nem cabeça, na verdade, "descerebradas" e comparou com fases clássicas do personagem, aonde você quer chegar com isso?
      Quanto a Panini, se os clássicos interessassem tanto aos leitores eles já teriam investido em vários deles.

      "Se ela ( a Editora) vai republicar é óbvio que quem vai decidir é ela no final, mas não custa nada tentar mostrar pra eles que tem gente sim interessado nessas histórias."

      E em quantos anos isso já foi feito, de tentarem abrir os olhos da editora e nada acontece?

      "Mas fã que é fã precisa e gostaria de ter me mãos essas histórias antigas do verdão."

      Gostariam, mas não tem, esses "fãs" representam apenas uma parcela, e não um todo.

      "E se não for fã, com certeza depois de ler vão se tornar, pois tem muitas histórias antigas que dão de dez a zero em algumas atuais."

      E quem garante isso? Você garante que um leitor da nova geração acostumado com esmaga descerebrados iria curtir uma história contendo conteúdo e uma boa mensagem?

      "se a editora não conseguir boas vendas não vai ser nenhuma novidade para eles, pois você acredita mesmo que todos os personagens que eles republicam antigas histórias vendem milhões de exemplares ? Ah !"

      E por acaso eu disse que uma republicação antiga teria todo esse "exagero" de retorno?
      Teria de ter um retorno BÁSICO pra que eles continuassem republicando.

      "Ah ! Fala sério, cara. Sabe de nada, inocente !"

      Velho, é rir pra não chorar dessas suas omissões :)

      "Estamos por aqui...observando e palpitando...apesar de se contra minha personalidade se intrometer em assuntos mortais....kkkk...até mais."

      No aguardo das suas respostas, acima eu lhe fiz várias perguntas.









      Excluir
  2. A petição é válida mas por mais que muitos estejam pedindo porque a editora iria considerá-la já que a Panini quando toma uma decisão é com base no que eles querem não no que os leitores sugerem?

    Provável que republiquem Hulk do Byrne/Milgrom e não o do Bill Mantlo, ou mais precisamente falando, o arco "Encruzilhadas".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hulkboy ! Discordo de sua opinião. Quando uma editora toma qualquer decisão ele visa sim os leitores, pois é com base neles que suas vendas chegam ao sucesso. Se Panini Não pensa assim, ela está equivocada no mercado. Não tem esse negócio "não queremos assim e ponto final ". Qualquer empresa com fagulhas de " Ditador " está fadada a falência.

      Excluir
    2. Bom, vamos lá:

      NO CASO DA PANINI ela não dá bola para qualquer sugestão por parte dos leitores, se você soube de alguma sugestão que eles consideraram e por fim republicaram uma fase oitentista (no caso essas histórias do Hulk da Era de Ouro) aponte alguma aqui e quem sabe eu possa concordar com você.

      "Se Panini Não pensa assim, ela está equivocada no mercado."

      EXATO, chegou aonde eu queria, e repetindo, NO CASO DA PANINI COMICS BRASIL, ela está completamente equivocada, caso contrário já teríamos essas histórias do Hulk devidamente publicadas por aqui.
      E olha só, como eles estão agindo errado:
      Futuro Imperfeito, BANNER e O Último Titã já foram devidamente republicadas, mas a Panini resolveu aderir ao esquema "REPUBLICAÇÃO DA REPUBLICAÇÃO". Agora eu te pergunto, você é a favor desse planejamento? Ou melhor, pergunto também ao João, Bedin e aos demais, vocês concordam com isso? Da editora estar simplesmente republicando o que já havia sido republicado ao invés de dar oportunidades a materiais que ainda não tiveram chance de uma republicação?

      Uatu, espero que entenda que não estou me referindo a Panini ter algum tipo de "birra" pra com o verdão, e sim pelo fato do Hulk não se encontrar no mesmo planejamento do Homem-Aranha e até de personagens menos populares do que o Hulk.

      Por fim, o que entendi do seu comentário é que a Panini republica e dependendo republicará mais ainda especiais como Futuro Imperfeito e todos esses que já foram republicados por ser o que os leitores mais preferem onde sempre terá os leitores que não adquiram em tempo e terão assim uma outra chance, ou seja, em partes a Panini está certa, pois está botando no mercado o que a massa sugere, o que vende. E lamentavelmente vejo como um risco investir na Encruzilhada sendo que esses leitores já se acostumaram a comprar os mesmos materiais.


      Excluir
    3. Novidade ( com qualidade ) sempre é bom, Hulkboy! Esta atitude teria que ser um alvo da Panini. Investir nessa fase, que é ótima, seria muito bom para os fãs e alavancar novos leitores. Risco de não obter boas vendas ? Isso sempre tem. Como tudo na vida. E eles sabem disso. Como o próprio personagem é na ficção, talvez ele seja no mundo real, ou seja, aos olhos dos poderosos da editora, o Hulk é um anti-herói que não está no gosto do público. Sinceramente ? Publicam e republicam tanto lixo atualmente que é incrível como não pensam nessas fases não só do Hulk, mas de outros. Falta é mais organização, inteligência e comprometimento com o alvo principal da editora: o leitor e fã. Mas independente da editora dar ou não ouvidos para os fãs, aí depende. Se a partir de determinado momento os gritos de leitores forem mais altos e de muitos, eles vão ouvir e atender. Portanto, vai depender muito mais da união dos fãs do que deles. Nós somos os consumidores. Nós decidimos. E quando sentirem que os ânimos dos leitores estão ansiosos por determinada saga, a editora não terá outra saída, até por que seus olhos capitalistas irão brilhar $$$$$$. Enfim, acho muito válida a iniciativa do Fernando em lançar essa petição e devemos é encontrar outras maneiras de divulgar isso, a fim de ajudar e principalmente para que o arco " A Encruzilhada " seja sim republicada. Pelo menos o Fernando está tentando algo. Inclusive, PARABÉNS Fernando pela iniciativa. Vamos pensar num jeito ? Até mais ....

      Excluir
    4. Parece que você não conhece a Panini:
      a editora não arriscou uma vez sequer a investir em uma dessas fases do Hulk.
      Quando investem em alguma coisa são sempre os mesmos materiais, isso quando eles não são datados. Mas espere, me parece que é isso que os leitores se dão por satisfeitos, comprar materiais que já foram republicados.

      "Se a partir de determinado momento os gritos de leitores forem mais altos e de muitos, eles vão ouvir e atender. "

      Claro, agora veja bem:
      os esperneios representam uma parcela de leitores da Internet, o que segundo a Panini não representa os leitores em geral. Isso veio da própria editora em várias respostas em relação a esses pedidos, é só ver os depoimentos do próprio editor senior Fernando Lopes em vídeos no Youtube.

      Quanto a união em massa dos fãs, eu já tinha dito aqui em resposta ao post do João que dependerá muito dessa união, mas o que vem acontecendo é que essa união sequer existe. Veja você mesmo o tanto de usuários inscritos no canal do Fernando, mas quem garante que boa parte deles são fãs do Hulk ou leitores assíduos. Dai partimos para a Panini onde para ela, no entender dela, esses inscritos representam apenas uma parcela.

      Sim, a iniciativa é válida, eu apoio, mas é como eu disse, quem garante que a editora vai levar em consideração? Seria bem mais fácil se o Fernando, representante dessa galera tentasse se comunicar com a editora, mais precisamente com o editor senior, tentar uma entrevista com ele. O Canal Marvel 616 começou igual ao Fernando, a diferença é que lá consistem inúmeros colaboradores, mas tanto esse canal como o do Fernando possui uma infinidade de inscritos.
      Pode ser que a Panini considere mais o Marvel 616 por eles meio que, lamberem as bolas da editora pra qualquer porcaria que eles publiquem do que o Fernando que mantém uma iniciativa bacana e tenta a todo custo fazer com que eles publiquem materiais diversificados do personagem.

      Excluir
  3. Link para quem quiser assinar a petição: https://secure.avaaz.org/po/petition/Panini_Comics_Brasil_Publiquem_o_encadernado_Incrivel_Hulk_Crossroads_Hulk_na_Encruzilhada/?cMtFZbb

    ResponderExcluir
  4. Essa imagem é do Dan Brereton, certo?
    :)

    ResponderExcluir