quarta-feira, 30 de abril de 2014

RESENHA: QUEM ATIROU EM BRUCE BANNER?

AVISO: TEM SPOILER


Quem atirou em Bruce Banner? Está é a pergunta que estampa a capa da edição numero um da nova revista do Golias Esmeralda. A resposta para a referida questão começa a ser dada por Mark Waid e Mark Bagley em Hulk 1.

Bruce Banner está numa determinada instalação (que a princípio acredita-se ser da S.h.i.e.l.d.) em estado crítico. Certo Dr. Aaron Carpenter é convocado para operar Bruce, ele fica espantado quando descobre que terá de fazer uma cirurgia no Incrível Hulk.


Mas, este mundo é muito pequeno, o leitor rapidamente descobre que o Dr. Carpenter já estudou com Banner e partir daí um pequeno flashback é feito, revelando uma relação distante entre eles e como ele ficou sabendo do acidente que transformou Bruce no mortal mais poderoso da Terra.


Mais adiante é revelado que pessoas infiltradas na S.h.i.e.l.d. planejaram o atentado a Bruce Banner, tudo foi devidamente planejado para que pudessem coletar amostras da fisiologia de Banner. Eles ainda tinham como meta, implantar um dispositivo em seu cérebro para provocar a transformação no Hulk quando lhes fosse conveniente.

Nesta altura do campeonato é revelado que o local onde está ocorrendo o procedimento cirúrgico não é da S.h.i.e.l.d. e o Dr. Carpenter é coagido a implantar o referido dispositivo na mente de seu paciente.

Como já mencionado neste texto, este mundo é muito pequeno, a anestesista quando era criança foi salva pelo Hulk e não o enxerga como um monstro e sim como um herói, logo ela dá um jeito de Bruce despertar, ele se transforma, salva a equipe médica, seus algozes fogem, o Hulk parte do local, mas acaba desmaiando por causa da dor que está sentindo na cabeça.


Duas semanas depois, Maria Hill e o Agente Coulson encontram Banner num hospital num estado inimaginável. O médico explica que o dano cerebral foi tamanho, que jamais o Dr. Robert Bruce Banner voltará a ser inteligente novamente.

Mark Waid faz um trabalho muito competente em Hulk 1, a revista tem um tom mais intenso, uma clima mais pesado, com conspirações, dilemas éticos, culpa entre outros elementos de tensão.


Um clima de suspense perpassa toda a edição, ao mesmo tempo a ideia de que se você plantar uma coisa boa colherá uma coisa boa é usado pelo roteirista, pois quando salvou a família da anestesista o Hulk fez uma coisa boa e teve uma boa colheita, pois ela ajudou Banner num momento de grande necessidade.


O desfecho da edição é impressionante, pois o leitor poderia esperar Banner em estado de coma, mas ele está numa situação clinica quase vegetativa e isso provoca aquele desejo de saber o que Waid fará nas edições seguintes e quais elementos ele usará para reverter essa situação.


Quanto a arte Bagley faz um trabalho bacana nesta edição, ele consegue construir quadros que retratam bem a intensidade do roteiro proposto por Waid. Além disso, as paletas de cores escolhidas por Jason Keith realçaram muito bem o clima de dramaticidade do novel título do Golias Esmeralda.


Até a próxima!

4 comentários:

  1. Gostei dessa edição, parece que as próximas serão melhores ainda. Não sou muito fã do Bagley, mas acho que a revista precisava mesmo de um desenhista fixo.
    Agora quero ver mesmo é a luta com o Abominável, essa vai ser devastadora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Começou bem a nova fase, e várias questões precisam de resposta, entre elas é bem obvia: Quem atirou no Banner?

      Quanto ao Bagley se comparado aos desenhos dele para o Quarteto Fantástico, a arte dele está bem melhor, mais limpa na revista no Hulk e tomara que realmente ele fique um bom tempo na revista, pois eu também não curto esse rodizio de desenhistas.

      Excluir
  2. Revista excelente!
    Trama e desenhos coesos!
    Agora sim o Bagley mostrou um trampo bem feito!
    E eu já li a edição de número #2 do confronto com o Abominável!

    Já adiantando aqui que a revista não se foca apenas nisso, tem todo um propósito.

    ResponderExcluir
  3. João, esse é o canal que mantenho uma parceria que eu tinha te dito:
    https://www.youtube.com/user/OSW82/videos

    Um dia desses a gente combina e você participa via áudio.

    Obs: tem várias resenhar incluindo a do encadernado Planeta Hulk.
    Já esse é uma Live que fiz da série do Hulk do Piloto de 77
    https://www.youtube.com/watch?v=QwqCAsGGHeI

    Flw.

    ResponderExcluir