terça-feira, 18 de dezembro de 2012

A GRANDE MUDANÇA



Em maio de 1990 estreou pela Editora Abril a série bimestral Graphic Marvel. A primeira edição foi dedicada ao Hulk e ao Coisa numa história intitulada A Grande Mudança.

Jim Starlin escreveu um roteiro singular. Muito divertido, descontraído e engraçado, porém inteligente, bem desenvolvido e que utiliza bem os personagens.


Starlin dá ao Vigia a responsabilidade de contar a história onde o Hulk e o Coisa são levados para um planeta denominado Maltriculon, cuja especialidade é a mudança, haja vista que é o local onde os mestres terraformes do universo residem.


O problema é que um vilão que responde pelo  nome é Senth Obbraço (prestem atenção nos nomes) mandou que seu capanga Kissal Afrário sequestrasse Dhu Ente um cientista que descobriu a mais recente mudança em nutrição, para isso um funcionário publico chamado Thencor Pomolle convoca o Hulk e o Coisa para resolver o problema para ele e com isso evitar que os nova fórmula de nutrição caia em mãos erradas.


Em troca os dois pesos pesados da Marvel teriam direito a dois desejos, Ben Grimm ficou muito interessado, pois poderia pedir que voltasse a forma humana, após convencer o Hulk eles partem para mais uma grande aventura em suas vidas.

Com esse pano de fundo Jim Starlin usa e abusa de elementos cómicos, tanto em situações como com os nomes dos personagens. 


Para quem gosta de ação o roteirista oferece muitos momentos na  narrativa, pois a caminhada até o local onde o vilão se encontra é bastante desafiadora. Entretanto numa determinada ocasião quando o Hulk e o Coisa estão perto do covil de Senth Obbraço uma horda de capangas está no caminho dos dois, a solução encontrada por Starlin foi colocar o Hulk fazer um discurso de uma hora e meia sobre o sentido da vida que fez com que todos caíssem no sono.


Mais adiante eles encontram o vilão que usou de mudança e se tornou parecido com os dois, mas ele é derrotado e Dhu Ente é resgatado e a fórmula que era um tempero foi salva, o Coisa então cheio de alegria pensa nos seus pedidos, mas antes que ele abra a boca o Hulk pede comida e para ir para casa.


A Grande Mudança é uma história que mostra o descompromisso das pessoas com suas responsabilidades, da dificuldade que o ser humano tem para definir o que realmente deseja, do anseio que muitas vezes as pessoas têm de serem parecidas com seus ídolos, tornando muitas vezes a vida fútil, mas mostra também que para se viver bem não se precisa ter de tudo nessa vida, haja vista que tudo o que o Hulk queria era ter comida e estar em casa, ou seja, uma vida simples e com satisfação. 

3 comentários:

  1. Gosto das histórias do Starlin, sempre são divertidas e tem algo a dizer!

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia este livro.
    A premissa parece boa, e o desenvolvimento também!
    O Hulk é na realidade uma "pessoa" simples, primordial... logo seria lógico uma coisa do género!
    :D

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. É uma história incomum do Hulk e do Coisa. Com um Bernie Wrightson desenhando pra caramba e com ótimas cores. O tom engraçado da história não afeta em nada os poderes dos personagens, não dá a impressão de incoêrencia como na maioria das histórias de hoje em dia. roteiristas como Jeph Loeb e Brian Bendis até tentam mas acabam por criar verdadeiras "aberrações". Bem que poderiam aprender um pouco com o Jim Starlin que sabem trabalhar tanto drama quanto comédia nas revistas por onde passa.

    ResponderExcluir