quarta-feira, 1 de agosto de 2012

GALERIA DE ARTE: TODD MCFARLANE



Todd McFarlane nasceu no dia 16 de Março de 1961 no Canadá. E tornou-se um dos grandes nomes da indústria dos quadrinhos no mundo. Fez trabalhos para Marvel e DC e foi um dos fundadores da Image Comics onde ele criou o personagem Spawn.

Em 1987 Al Milgrom comunicou a Marvel que deixaria a revista do Incrível Hulk. Desse fato nasceu um problema, ninguém queria escrever o título e convidaram então Peter David para assumir as rédeas da revista e ele aceitou o desafio, porém havia um segundo problema, a saber, quem seria o novo desenhista?

O editor da Marvel na época mostrou alguns esboços a lápis de um novo desenhista chamado Todd McFarlane e nas palavras de Peter David: “Bob me perguntou se o desenho de Todd era aceitável, ou se deveria começar a procurar por outro artista. Eu não iria tirar o emprego de um jovem desenhista e, além disso, também não era exatamente um profissional experiente, então dei de ombros e disse: ‘certo, eu consigo trabalhar com ele’” (Os Maiores Clássicos do Incrível Hulk volume 1). 

A edição 331 marcou a estreia de McFarlane como desenhista do Hulk, nas primeiras edições pode-se perceber que seus desenhos não apresentavam uma característica própria, pareciam mais cópias de estilo de outros artistas. 

Entretanto a partir da edição 338 o traço característico de Todd McFarlane começa a ser apresentado ao leitor, aquela forma de desenhar que o fã da nona arte, bate os olhos e diz: “Esses desenhos são do McFarlane”. A consequência disso é que o ilustrador começou a ganhar mais espaço na editora e angariou uma legião de fãs.

Na década de noventa do século passado Todd era profundamente celebrado entre os fãs da nona arte. E logicamente ele aproveitou cada oportunidade dada para fazer o seu nome e ganhar muito dinheiro. 

Seu Hulk não é uma unanimidade, alguns vão reclamar de seu traço e dizer que o cara não nem o menor talento, outros dirão que o cara é fera e que seus desenhos são de encher os olhos e quem sabe alguns dirão que seu traço não prejudica a narrativa e vale a pena ler o Hulk desenhado por ele. 










7 comentários:

  1. Goto da arte de McFarlane, seu Hulk é muito bom!

    ResponderExcluir
  2. A arte deste Hulk está muito boa sim!
    Gosto especialmente da capa e da imagem com ele a sair das "pedras verdes"...
    Todd McFarlane em grande!
    :)

    ResponderExcluir
  3. Cara, como eu gostei dessa fase do Hulk! Não só pelo excelente Peter David, mas também pelo crescimento de Todd McFarlane como desenhista, é até difícil de explicar, no começo o cara tentava e tentava muito mal copiar o trabalho de John Byrne, sua narrativa sempre foi confusa e a anatomia dos personagens que desenhava era triste. Porém como ótimo designer que é, soube aproveitar seus pontos fortes como o detalhismo e a dinâmica de seus desenhos e transformar seu traço numa espécie de caricatura. Essa mudança começou em sua passagem pela revista do Verdão e atingiu o ápice na revista do Homem-Aranha. Acho totalmente compreensível quem não goste do traço do McFarlane( ele não faz sombra, não sabe proporção e etc...), mas eu pessoalmente gosto bastante de seu trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Não esqueçam da capa SENSACIONAL do embate entre Hulk e Wolverine. O cara é muito bom.

    É comum no início da carreira a arte ser mas genérica, afinal o "cara tá chegando agora e já quer sentar na janela?", agora o Todd quando soltou seu estilo ficou incomparável.

    ResponderExcluir
  5. Respeito primeiramente a opinião de todos!!!
    mas eu particulamente como fã do verdão,não gostei da passagem
    de Mc Farlane no arco do Hulk,seu traços são muito rabiscado e sem sombra,seu Banner com um óculos redondo e ridicúlo,com um cabelo chamel jogado pro lado,o Hulk desconjumtado ora com as pernas muito
    grossas q pareciam q iria estourar,tipo gordura de lutador de Sumô
    sem contar os olhos esbugalhados,sinceramente pra mim não deu certo.
    mas opinião é opinião né galera!abraços pra todos.

    ResponderExcluir
  6. Olha, eu adoro o Hulk desenhado por ele (o aranha nem se fala), concordo que o gigante esmeralda teve inúmeros melhores defensores de seu traço, mas a dobradinha Peter David e Mcfalane é maravilhosa. Bons tempos.

    ResponderExcluir
  7. É um dos piores desenhistas do mundo isso sim.

    ResponderExcluir