terça-feira, 10 de julho de 2012

O HULK DE BILL MANTLO



Willian Timothy Mantlo nasceu no dia nove de Novembro de 1951. Tornou-se roteirista de quadrinhos usando o nome de Bill Mantlo. Escreveu títulos como: Tropa Alfa, Micronautas e Rom: O Cavaleiro do Espaço. Também trabalhou algum tempo para a DC, ele se formou em direito no meio da década de 80 do século passado.

Para os fãs do Hulk Mantlo é uma lenda, pois esteve a frente do título do Golias Verde por volta de cinco anos, escrevendo das edições 245 a 313 da revista The Incredible Hulk, no Brasil a edição 245 foi publicada pela editora Abril no título O Incrível Hulk 8 de Fevereiro de 1984.

O Hulk de Bill Mantlo nunca foi enfadonho, chato ou coisa desse tipo, nota-se em seus roteiros a paixão do autor pelo personagem, ele conseguiu desenvolver o personagem de uma forma tão significativa que na época o Hulk era muito querido entre os leitores e conquistava sempre novos fãs.




Mantlo mostrou que o personagem tinha muito a oferecer. Começando com um Hulk selvagem, rustico, mas nunca burro ou idiota, apaixonado por Jarella, que enfrenta o Capitão Marvel, Thor, Os alienígenas entre outros desafios. Um Gigante Verde que dá uma lição de vida para Sabra na edição 256 (O incrível Hulk 12 no Brasil).

Mais tarde ele mostraria como seria um Hulk onde a mente do Doutor Robert Bruce Banner estaria no comando, um Hulk ultra inteligente. Talvez alguém pudesse pensar que isso pudesse descaracterizar o personagem, mas Mantlo nunca deixou isso acontecer, pois ele conseguiu desenvolver tanto Banner como o Hulk de uma perfeita.

Se temos um Hulk selvagem, que mais tarde se tornaria inteligente, o que aconteceria se Banner perdesse o controle do Golias Esmeralda por completo? Ele mostrou isso, inserindo o vilão pesadelo no contexto do Hulk, e com isso um Hulk extremamente selvagem estava a solta no mundo, por isso ele foi banido para encruzilhada.


Lá ele ficou na ultima fase escrita por Mantlo e quando voltou para a Terra era o Hulk dos bons e velhos tempos. Ou seja, antes de passar a cadeira para John Byrne, Bill Mantlo amarrou todas as pontas soltas, para que o futuro roteirista pudesse trabalhar a vontade.

É impossível não gostar do Hulk de Bill Mantlo, que se destaca como o maior roteirista do Golias Esmeralda de todos os tempos. 

9 comentários:

  1. Exatamente! Bill Mantlo é um dos meus roteiristas preferidos de todos os tempos, o seu Hulk inteligente nunca desmereceu tudo o que foi criado antes e o selvagem foi o mais interessante e promissor de todos, o cara é tão fera, que quando entregou a revista, ela estava pronta para o Byrne ou quem quer que fosse, continuar um caminho sem peso ou cobranças, afinal sua passagem pelo título foi todo muito bem amarrada e imortal. Mas que responsabilidade que o canadense teve heim? Substituir Mantlo. Mas também fez bonito no pouco tempo que ficou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeiria história que li do Hulk foi escrita por Mantlo e foi arrebatador, penso que ele tinha duas coisas importantes, paixão e respeito pelo personagem.

      Excluir
  2. Ele ficou bastante tempo na revista, o cara é bom!

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho até hoje esses gibis do Hulk,fiquei fã do Verdão por causa do Bill,adorava também as histórias do Rom,pra mim foi o melhor roteirista,tenho muita saudade daqueles tempos.
    viva Bill mantlo e Sal Bucema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mantlo marcou uma geração e é uma pena não termos encadernados da dupla Mantlo e Buscema nas bancas, principalmente esse ano que o Hulk faz cinquenta anos.

      E eu também gostava muito do Cavaleiro do Espaço.

      Excluir
  4. Simples e grosso... Mantlo foi o melhor autor que passou pelo Hulk na minha opinião.
    Nem vale a pena acrescentar mais nada, senão nunca mais acabava de escrever sobre o Hulk de Mantlo!
    :D

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. É agumas coisas são estranhas!!!!lamçam encadernados do Hulk de Mc farlane,mas não lamçam de Bill e Sal,não sei se vão lançar um dia
    eu amo demais essa fase,mesmo tendo as revistas,eu ia comprar tudo de novo,deveriam respeitar mais os fãs do Verdão.

    ResponderExcluir
  6. Acho que não lançam coletânias do Bill para os leitores não se acostumarem com coisas boas... ficaria difícil vender os H/Rulks que andam fazendo.

    ResponderExcluir
  7. Que falta faz o Hulk do Manto... Sou dessa geração e NUNCA vou esquecer!Aprendi a desenhar com essas páginas produzidas por ele e o Sal.Hoje sou profissional da área e gostaria muito de um encadernado capa dura com páginas em couchê!! Vamos precionar a Panini, a Salvar e outras editoras pessoal!!!

    ResponderExcluir