sexta-feira, 6 de julho de 2012

GALERIA DE ARTE: JOHN BYRNE



John Lindley Byrne, mais conhecido por John Byrne nasceu no dia 6 de Julho de 1950 e tornou-se um dos maiores nomes da história da nona arte.

Byrne  marcou história tanto desenhando como escrevendo histórias em quadrinhos, seu traço esteve presente em revistas de personagens icônicos como: X-men, Quarteto Fantástico, Tropa Alfa, Superman e é claro na revista do Incrível Hulk.

Ele escreveu e desenhou apenas seis edições da mensal do Hulk e um Marvel Fanfare dedicado ao personagem, mas nesse curto espaço de tempo ele separou o Hulk de Banner, criou os caça-Hulk e de quebra  casou Bruce e Betty. 

Embora curta, sua passagem pelo título do Hulk é constantemente lembrada pelos fãs do Golias Esmeralda, as histórias do Hulk que foram escritas e desenhadas por John Byrne foram publicadas no Brasil pela editora Abril na revista O Incrível Hulk 67 – 73.















10 comentários:

  1. Desta fase eu lembro-me bem. Nesta altura lia muito do Hulk, e gostava mesmo.
    Byrne por onde passou deixou diamantes... faz falta o surgimento de autores destes!
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Durante muito tempo foi meu artista favorito. Dinâmico, caprichoso, inteligente e com um traço pessoal muito legal.
    Quando ele assumiu a revista do Verdão fiquei muito feliz, mas infelizmente foram só seis números. O consolo foi que mais tarde veio a fase David/McFarlane que também foi muito boa.
    Se bem que eu acho que o único que encobriu a baixa, que foi ter o Byrne por pouco tempo no Hulk foi o Dale Keown, que no início de sua carreira era um xerox do John Byrne e mais tarde foi evoluindo até superar este mesmo, pelo menos na revista Hulk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O grande problema do Byrne é que ele brigava muito com os editores e foi justamente uma briga que fez com que ele deixasse a revista do Hulk.

      Excluir
  3. REALMENTE DESENHA MUITO,ESSA FASE DO VERDÃO VALEU MAIS PELOS DESENHOS,POIS O ROTEIRO EU NÃO GOSTEI MUITO,POR QUÊ SEPARAR O HULK DO BANNER NÃO FOI LEGAL,NÃO TERIA, COMO NÃO TEVE GRAÇA(NA MINHA OPNIÃO É CLARO)SOU DESENHISTA,E ADOTEI O SOBRENOME BYRNE POR SER MUITO FÃ DO CARA.SAUDADES.

    ResponderExcluir
  4. Byrne desenha muito, o Hulk em seu traço ficou demais!

    ResponderExcluir
  5. Byrne é um dos grandes mestres da nona arte, como minha vida seria mais triste se nunca tivesse lido Lendas, a revitalização do Homem de aço, Quarteto Fantástico dele (PIRAVA), Punho de Ferro, X-men (ESSENCIAL NA MINHA VIDA) e como não poderia deixar de ser essa fase do Hulk que em seis meses fez mais coisas interessantes pelo personagem que muitos outros depois em mais tempo e considero tão importantes como as que Lee e Mantlo já fizeram.

    ResponderExcluir
  6. Grande Byrne. Meu artista favorito. Sempre trazendo conceitos elaborados de ficção cientifica embrulhados em um formato pop facilmente assimilável. Todos os personagens que ele escreveu ganharam fases memoráveis.

    ResponderExcluir
  7. Não há palavras pra descrever a força desse rapaz. Muito bom mesmo. Até o "enfadonho" quarteto fantástico ficou bom nas mãos dele. Salvo engano, só não prestou no Estigma, que era muito bom antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, na tentativa de impor seu estilo pessoal acabou por descaracterizar o Estigma, mas enfim foi no final dos anos 80 quando a qualidade do seu trabalho começou a ruir.

      Excluir
  8. Realmente, foi pra uma das fases mais esperadas do Hulk por mim. Pena que foram poucas ediçoes, mas só o traço dele ja valeu. Nos anos 80, Byrne foi o meu favorito e logo atras vem, Perez, Zeck, os irmãos Buscema e outros.

    ResponderExcluir