segunda-feira, 14 de maio de 2012

(CINQUENTENÁRIO) O HULK NAS ANIMAÇÕES



O Golias Esmeralda nestes cinquenta anos de existência esteve presente em diversas mídias. Uma delas foi o universo dos desenhos animados, onde além de ter sua própria série animada o Incrível Hulk fez participações especiais em desenhos de outros heróis da Casa de Ideias.

Tudo começou em 1966 onde o desenho era parte do projeto Marvel Superheroes . Em cada dia da semana um dos grandes heróis Marvel ganhava seu próprio desenho.  O desenho do Hulk era transmitido as terça-feiras e teve treze episódios devidamente adaptados das histórias em quadrinhos do Hulk.


Somente em 1982 o Gigante Verde teria uma nova série animada. O desenho não durou muito, foram cerca de treze episódios onde Rick Jones usava um chapéu de vaqueiro e houve a participação da Mulher-Hulk. O fato curioso desse desenho é que toda vez que o Hulk voltava para a forma de Banner as roupas que foram rasgadas na transformação eram misteriosamente restauradas. 


Em 1996 estreou a nova animação do Hulk, foram duas temporadas compostas por 21 episódios. Na referida série houve uma interação bastante significativa do Hulk com o restante do Universo Marvel. Deram as caras no desenho a Mulher – Hulk, o Coisa, Motoqueiro Fantasma, Homem de Ferro, Máquina de Combate e o Sasquacht. 


Além das séries que o Golias Verde protagonizou ele fez participações em animações de outros personagens, como por exemplo no desenho do Quarteto Fantástico, Homem de Ferro e recentemente na nova série do Homem –Aranha. 

O Hulk também tem integrado os Vingadores no desenho animado do referido grupo que atualmente está na segunda temporada. Em 2013 deve estrear a nova série animada do Hulk que terá o nome de: Hulk and the agentes of S.M.A.S.H.  Outros três desenhos do Hulk valem ser lembrados, a saber, Planeta Hulk, Hulk vs Thor e Hulk vs Wolverine.

Eu assisti quase todas as animações citadas neste artigo. Me lembro com uma certa saudade da série de 1966 e de 1982, pois a de 1966 era transmitida da década de 1980 quando eu era criança e a de 1982 se me lembro bem assisti na época do Balão Mágico.

Também assisti Planeta Hulk e não achei de todo ruim e Hulk vs Thor e Hulk vs Wolverine me agradaram bastante. Quanto ao desenho dos Vingadores, gostei demais da primeira temporada e segunda tem valido a pena acompanhar. 

Ao assistir esses desenhos existe uma coisa que  penso que não podemos fazer, ou seja, esperar histórias com roteiros adultos e coisa desse tipo. São desenhos feitos para crianças, pré-adolescentes e adolescentes e devem ser vistos como tal, logo é coisa para divertir, então ao assistir um desenho desses apenas se divirta.

Penso em animações como uma porta ou uma janela aberta para abrir os olhos das pessoas para o Hulk e com isso conquistar novos fãs. Quem sabe ao assistir um desenho do Golias Verde uma criança não peça aos seus pais uma revista do Hulk  e com isso venha se tornar um Hulkfã. 

Termino este texto compartilhando com vocês uma experiência que tive. Um menino de doze anos conhecido de minha família e que gosta muito de ler me disse um dia que não gostava do Hulk, achava o personagem sem graça, propus a ele que lê-se as histórias do Hulk e ele topou. Algumas revistas mais tarde ele passou a considerar o Hulk um personagem muito maneiro e começou a me fazer muitas perguntas sobre o Golias Verde, toda semana ele vem em casa pedir uma revista nova para ler e sai feliz da vida, ou seja, é possível conquistar novos fãs e além dos quadrinhos as animações são um meio para isso.

9 comentários:

  1. Eu assisti desses só o de 96, que eu achei muito bom... ainda mais porque não caiu na armadilha em que o homem de ferro caiu: fazer de um dos vilões recorrentes nada além de alivio comico. O gargula continuou um vilão crível - e mais ameaçador que o lider em alguns casos! - ao contrario do modok...

    ResponderExcluir
  2. O desenho de 82 foi o que me tornou fã do Hulk na época, e ainda saiu aquela edição do Incrível Hulk 3 pela Abril cujos desenhos de Rick Buckler lembravam bastante estes do desenho animado. A partir daí nunca mais parei de comprar as edições do Verdão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente ainda não tenho a edição 3 e 4 do Hulk da editora Abril, mas ainda vou conseguir.

      Excluir
  3. Tenho procurado esses numeros (hulk 3 e 4) , mas não é facil de encontrar e as vezes o preço é meio salgado, mas sigo na busca.

    ResponderExcluir
  4. João Roberto, já fiz contrabando de personagens DC e Marvel, viciando novos leitores como você, seu traficante de quadrinhos!!! auahauahau. E quer saber? Dá certo, é tiro e queda. Eu acho que as roupas do Banner voltavam ao normal no primeiro desenho porque era uma calça e camisa da "C&A"feita com moléculas instáveis do Reed Richards! Como não se pode imaginar isso! auahauhaua Ótimo artigo, Gama amigo!

    ResponderExcluir
  5. Dessas séries animadas todas apenas tinha visto (há pouco tempo) Planet Hulk e até gostei!
    As outras séries não passaram em Portugal...
    :\

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. A da década de 80 é a mais divertida!!E claro, adorava a série animada.

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito de animações e as do Hulk são demais, é muito bom saber que ele vai ter uma nova série animada.

    ResponderExcluir
  8. Eu também só assisti na íntegra o de 96. Mas me lembro de alguns desenhos do Hulk e Homem de Ferro quase estáticos.. rs

    ResponderExcluir