quinta-feira, 3 de maio de 2012

(CINQUENTENÁRIO) E O HULK FOI APRESENTADO AO MUNDO



Em Maio de 1962 chegaria às mãos dos fãs de histórias em quadrinhos a primeira edição da revista The Incredible Hulk. A história foi escrita por Stan Lee e desenhada por Jack Kirby e arte-finalizada por Paul Reinman.


Naquela ocasião seria apresentado ao mundo o Dr. Robert Bruce Banner, filho de Brian e Rebecca Banner. Homem que teve uma infância difícil, com dificuldades de construir amizades, mas genial, um aluno fora do comum que conseguiria seu doutorado, para mais tarde construir a poderosa bomba gama. 

Sua invenção mudaria por completo o trajeto de sua vida, pois no dia de testar a bomba, Bruce percebe que um jovem imprudente invade o campo de testes colocando sua vida em risco. Banner corre para o local onde está o rapaz, pois objetiva salvar-lhe a vida, o bom doutor lança o jovem numa trincheira, mas ele mesmo não consegue se proteger e é pego na explosão.

O jovem que se chama Rick Jones e Bruce são levados para o hospital, todos estão surpresos pelo fato do Dr. Banner ainda estar vivo. Eles são mantidos em observação, mas quando anoitece algo surpreendente ocorre com Banner. Ele se transforma numa criatura poderosíssima e de cor cinza que posteriormente seria batizado de Hulk.


Isso foi há cinquenta anos. Com o passar do tempo o Golias Esmeralda se tornaria um dos medalhões da Marvel e seu sucesso extrapolaria o universo das Hqs. O Hulk estaria presente em diversas mídias. 

Com isso sua popularidade foi aumentando por meio de brinquedos, desenhos animados, uma bem sucedida serie de televisão. Filmes, games, camisetas etc...
Hoje o Hulk tem fãs espalhados por todo o mundo. Suas histórias são traduzidas em diversos idiomas. 


Inspirado no Coisa; Frankenstein e no Mr. Hyde, Stan Lee decidiu que seu próximo personagem seria um monstro. Prontamente ele conversou com Jack Kirby e pediu um monstro muito forte, muito poderoso, mas que fosse simpático e que os fãs pudessem amar. Sem dúvida nenhuma Stan Lee e Jack Kirby conseguiram alcançar essa meta.  Não falta para o Hulk poder, ele é o mortal mais poderoso da Terra, não lhe falta carisma, ele está sempre ajudando pessoas, se for preciso até de um Pacto de Guerra ele participa. Salva o mundo, consegue até umas namoradas (Caiera e Jarella por exemplo).  

Gostar do Hulk é fácil, pois por mais que ele queira ficar sozinho ele continua e sempre continuará cercado de fãs.

6 comentários:

  1. O Hulk foi dos primeiros super-heróis de quem eu tive um livro nas mãos. Foi em 1972 e eu tinha 8 anos... mal sabia ler e achei uma revista a preto branco do Hulk e outra dos FF, em que também apareciam os Inumanos e o Namor no local mais improvável do mundo: a casa da minha avó na aldeia! Foi fantástico e maravilhoso! A revista do Hulk fez-me pena porque toda a gente lhe queria fazer mal! Nesse dia criei uma certa empatia pelo monstro verde (na altura eu não sabia que era verde...). O meu pai viu que eu gostava e começou a comprar-me a revista Tintim. Só passado mais 4 anos é que voltei a ler super-heróis e procurei o Hulk porque tinha sido importante para mim!
    Infelizmente houve uma série de estórias de que eu não gostei e deixei de comprar o Hulk.
    Só voltei a pegar no Hulk com Planet Hulk!
    Foi um monstro importante para mim...
    ;)

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Não falta nada para o Hulk, esse é o segredo do sucesso dele na minha opinião.Não falta drama e sofrimento, não falta conflito, nào falta força e poder (sobra), não falta carisma e popularidade, não falta bons roteiristas no passado e presente e não falta mulher. Principalmente na fase do Senhor Tira Teima/Hulk Cinza !!!!!

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida o Hulk é um dos grandes personagens de todos os tempos! Já teve histórias fantásticas, mas particularmente, acho que seria o personagem mais fácil de escrever. Basta girar o globo Terrestre, fechar os olhos e escolher uma cidade...

    HULK ESMAGA!!!

    ResponderExcluir
  4. É interessante o Hulk ter nascido cinza e por causa de um erro apareceu verde em algumas partes ainda da primeira edição. A primeira versão do Hulk parece bastante com o Frankenstein.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que blog legal! Meu cunhado vai adorar...

    ResponderExcluir
  6. Olá, amigos. Sou fã do Hulk e produzi dois vídeos homenageando o Verdão por seus 50 anos. Um mostra que o filme Indiana Jones e a Última Cruzada foi baseado em dois gibis do Hulk (210 e 211, que saíram no Hulk nº 37 da RGE). Eis o link

    http://youtu.be/8akE4gqxsSU

    No outro, falo da participação do Hulk em "Os Vingadores". Este é um campeão de acessos:

    http://youtu.be/HfJN6unHeFU

    O terceiro, um documentário que mostra a trajetória do Hulk desde o primeiro gibi até "Os Vingadores", deve ficar pronto na semana que vem.

    Sei que os fãs vão gostar.

    Um abraço

    Cláudio Leyria

    ResponderExcluir