sexta-feira, 11 de novembro de 2011

ESCRITORES DO HULK


Grandes nomes da Nona Arte já escreveram as histórias do Golias Esmeralda. Em alguns momentos o fã do Hulk pôde ler histórias fantásticas, mas também aguentou enredos chatíssimos. A proposta deste texto é tecer algumas considerações sobre algumas pessoas que ajudaram por meio de seus roteiros construir a fantástica mitologia do Incrível Hulk.


Vamos começar falando de Stan Lee o criador do Incrível Hulk. Ele não escreveu apenas as seis primeiras histórias do Hulk. Quando o título do Hulk foi cancelado na sexta edição, Stan Lee escreveu as histórias do Golias Verde em Tales to Astonish, em seguida a referida revista tornou-se o título do Hulk, onde Stan seguiu a frente por um bom tempo até Roy Thomas assumir o título.  

Peter David foi o escritor que mais tempo esteve a frente do Hulk, ou seja, ele escreveu cerca de 160 edições em doze anos escrevendo as histórias do Gigante Verde. Peter David esteve a frente do título entre 1987 a 1998 e depois em 2005 substituiu Bruce Jones por um curto período. Ele trabalhou muitas facetas do personagem como o Sr Tira-Teima e o  Hulk professor. Também criou o Panteão e foi o responsável por um clássico dos quadrinhos chamado Futuro Imperfeito.

Bruce Jones deu uma ênfase substancial para a Bruce Banner, muitas vezes o Hulk pouco aparecia em suas histórias, muitos fãs não gostavam disso e criticavam os roteiros de Jones porque as histórias tinham suspense demais e ação de menos.

Roger Stern escreveu vinte e uma edições do título do Golias Verde, ele escreveu belas histórias, entre elas uma que o Hulk acaba parando em Eldorado e lá enfrenta Tyrannus, tal arco foi publicado aqui no Brasil pela editora Abril nas edições cinco e seis da revista do Hulk. 

Bill Mantlo foi roteirista do Hulk de 1980 até 1985 neste cinco anos Mantlo conquistou a admiração dos fãs do Golias Verde escrevendo histórias de alto nivel. Mantlo trabalhou a ideia de Banner era profundamente mal tratado pelo seu pai. Ele mostrou o Hulk de muitas maneiras, ingênuo, inteligente e selvagem.
Aqui mencionei apenas cinco nomes, contribuíram para o desenvolvimento do personagem Roy Thomas que inseriu na mitologia do Hulk um dos seus maiores amores, a saber Jarella. Pode-se mencionar Greg Pak com Planeta Hulk e Hulk contra o mundo, John Byrne em sua curta passagem pelo título separando Bruce e o Hulk e casando Banner e Betty.  Paul Jenkis que durante vinte edições foi elogiado por trabalhar o lado psicológico do personagem. 
Se posso falar de minhas preferências, gosto muito da fase de Peter David, mas para mim o maior de todos é o Mestre Bill Mantlo.


5 comentários:

  1. Pra mim Peter David é imbatível. Aqueles roteiros irônicos, situações críticas e uma boa dose de intelectualismo. Como era boa aquela época.

    ResponderExcluir
  2. Bill Mantlo INFINITAMENTE melhor, se não fosse ele o Hulk não teria tanto destaque, o upgrade que o Mantlo concedeu ao personagem foi algo único, e se baseando no antigo seriado televisivo.

    Nas desmereço o trabalho de Peter David, mas:

    Bill Mantlo (Pegou o Hulk Selvagem e baseou seus roteiros no lendário seriado de TV, todo o dramaticismo e realismo, e ainda tinha os traços do grandioso Sal Buscema pra tornar a série ainda mais suprema! Melhor dupla das hqs do Hulk foi Bill Mantlo e Sal Buscema, FATO! Mantlo criou todo um prólogo para o arco "A Encruzilhada", e foi por causa disso que o arco se tornou um clássico, o que é claro, eu já esperava que fosse. Mas o prólogo, os motivos que levaram o Hulk a se tornar uma fera irracional foram muuuuuuuuito bem contados. Ah, é claro, não posso esquecer de citar O Mundo de Jarella, um arco que começou logo que o Mantlo assumiu o título do Hulk, NOTA: Sal Buscema já marcava presença no título do Hulk bem antes. Destaque em especial para a participação do Hulk nas Guerras Secretas do Beyonder, que serviu de grande importância para o que viria a seguir.)

    Peter David em segundo (fez história no Hulk Cinza, pegou a encarnação original do personagem e a reformulou com um roteiro bastante adulto, assim como Mantlo, fez o Hulk interagir em sagas como A Guerra do "Alto Evolucionário", e mesmo a PÉSSIMA ideia do "Professor Hulk", foi uma boa cartada por parte de David, já que ela fez o Hulk participar e até interagir em algumas sagas cósmicas. Mas o Peter David não tinha um Sal Buscema e sim um Jeff Purves, mas isso não afetou o andamento da série, pq o período em que o Hulks e encontrava em Las Vegas atendeu pelo pseudônimno de Sr. Tira-Teima foi muuuuuuuuito bem contado.

    Eu vejo muitos elogiando o Peter David mas nunca mencionando a importância que o Mantlo teve (e AINDA tem) no personagem.

    Um deu vida ao Hulk na década de 80 e o outro na década de 90, mas sempre respeitando o que já tinha sido trabalhado anteriormente.

    E para os novos roteiristas, não faltará inspirações.

    ResponderExcluir
  3. Bill Mantlo!!!
    sem dúvida é o melhor,seus roteiros erma muito
    interessante tanto nas hístorias do Hulk,com nas
    do Rom o cavaleiro do espaço,que fiquei grande fã
    por causa do Bill.também gostei muito do Bruce Jones,sua visão cheia de suspense de auto nível.
    pra mim esses dois.

    ResponderExcluir
  4. bill mantlo fazia a gente se emocionar com o hulk,as historias eram muito bem contadas,mesmo a fase da encruzilhada onde o hulk era + selvagem ainda ,o enredo te prendia!salve bill mantlo!!

    ResponderExcluir