sexta-feira, 1 de julho de 2011

PUBLICAÇÕES DO HULK NO BRASIL

A primeira aparição do Hulk no Brasil foi Julho de 1967 na revista Super X: Dois Super heróis Shell Príncipe Submarino/O Incrível Hulk 0, publicação da Editora Ebal. A revista era vendida nos postos de gasolina Shell e foi cancelada na edição 52 em outubro de 1972.
Em 1972 a editora GEA passou a publicar o título do Hulk no Brasil em formato americano, mas durou apenas uma edição, em seguida a Bloch começou a publicar a revista O Incrível Hulk, foram ao todo 16 edições em formatinho, isso ocorreu em 1975-1976. 
Depois disso chegou a vez da RGE que em Fevereiro de 1979 até Dezembro de 1982 publicou um total de 48 edições da revista O Incrível Hulk. A mesma RGE publicou também uma revista chamada Almanaque do Hulk de Janeiro de 1980 até Novembro de 1982 com um total de 9 edições das quais as ultimas três edições foram dedicadas aos X-men com pouquissímas histórias do Hulk.
Com o fim da fase da RGE a Editora Abril assumiu o título do Hulk sendo o maior período que o Hulk teve um título próprio no Brasil de 1983 até 1997 perfazendo um total de 165 edições mais um anual. Ainda pela Abril o Golias Verde passou a a integrar o mix da revista Marvel 97, Marvel 98, Marvel 99, Marvel 2000.  Ainda no ano de 2000 o Hulk passou a ser publicado na revista Grandes Hérois Marvel, da série Premium da Abril.
Em 2002 a Editora Panini assumiu a Marvel no Brasil e as histórias do Hulk passaram a ser publicadas na revista Paladinos Marvel, depois disso o Hulk passou a dividir um título com o Demolidor, a revista Hulk e Demolidor teve um total de 12 edições, depois o Hulk ganhou seu título próprio que durou apenas 16 edições com o cancelamento da revista o Hulk integrou o mix da revista Universo Marvel e com o fim de Hulk Contra o Mundo o Hulk foi para a revista Marvel Action onde o destaque era o Hulk Vermelho, com o cancelamento de Marvel Action o Hulk voltou para Universo Marvel onde está sendo publicado até o momento com dois títulos, a saber: Hulk revista onde o protagonista é o Hulk Vermelho e O Incrível Hulk onde o protagonista é Bruce Banner/Hulk.
Além disso o Hulk teve algumas publicações especiais em Marvel Apresenta: Hulk e Wolverine, Hulk: O Ultimo Titã, Banner, Hulk e Coisa. As minis Hulk Cinza, Hulk Contra o Mundo, dois especiais Hulk Contra o Mundo e uma edição encadernada Hulk Contra O mundo Pós Guerra. Uma edição de Os Maroires Classicos do Incrivel Hulk, Biblioteca Histórica Marvel: O incrivel Hulk volume 1, um Anual e não vamos nos esquecer de Futuro Imperfeito que outrora foi publicado pela editora Abril.

3 comentários:

  1. Rapaz, vo te falar:

    a única vez que a Panini mostrou boa vontade em publicar especiais do Hulk foi durante o lançamento do filme de em 2003, ela lançou Hulk: O Fim, Wolverine e Hulk: Seis Horas, revista oficial do filme e se não me engano mais pra frente o especial Futuro Imperfeito escrito pelo Peter David. Depois da Abril que sustentou 165 edições do verdão a Panini até que mostrou boa vontade ou melhor, estava mostrando boa vontade com o Hulk contando ainda a sua primeira mensal.

    Mas depois a editora dá um chega pra lá vergonhoso no Hulk, desconsidera qualquer pedido de seus leitores e nem sequer levam em consideração qualquer sugestão por parte deles. Resultado, nem com a saga World War Hulk (traduzida pelo bizarro Marcelo Soares como HULK CONTRA O MUNDO) e o último filme o Hulk ganhou especiais, o máximo foi o primeiro volúme de sua bibliotéca história e UFA, o n°.1 de Os Maores Clássicos, isso é claro com muito custo.

    A Abril cometia deslizes mas se mostrava muito mais interessada no personagem do que a Panini, aliás qualquer editora da época apesar de não seguir fielmente a cronologia (tendo muitas dificuldades ou seja, poucos recurcos pra época)consideravam muito mais o Hulk independente de filme, seriado ou qualquer coisa que mantinha o personagem na mídia.

    Panini Comics é a pior editora que eu já vi tendo cada vez mais o desprazer de adquirir seus produtos.

    ResponderExcluir
  2. Alguém sabe me dizer se realmente existiram os números 2 e 3 do Hulk pela Gea. Nunca vi essas revistas em nenhum lugar. Nem imagem na internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antonio, foi apenas uma edição do Hulk pela GEA, a informação do texto foi corrigida, desculpe pelo engano.

      Até a próxima!

      Excluir