sábado, 29 de dezembro de 2012

HULK, QUARTETO FANTÁSTICO E OS VINGADORES




O Hulk fez parte da primeira formação dos Vingadores, mas ele não permaneceu no grupo por muito tempo e foi substituído pelo Capitão América.  Ao saber disso o Gigante de pele verde se enfurece e decide ir até Nova Iorque para destruir os Vingadores, mas em seu caminho está o Quarteto Fantástico.



As edições 25 e 26 da revista Fantastic Four publicadas na década de sessenta no século passado, conta o segundo encontro do Hulk com o grupo e boa parte do numero 25 é dedicada ao embate travado entre o Hulk e o Coisa.


Stan Lee foi o responsável pelo roteiro e escreveu uma história com a participação de muitos personagens, muito dinâmica e cheia de ação. Lee mostra que ainda estava trabalhando a personalidade do Hulk e a famosa luta interior entre o Golias Verde e Banner é bem retratada em ambas as edições.



A batalha entre os dois pesos pesados se dá em vários cenários, no centro da cidade, no mar e numa ponte. Tudo muito bem ilustrado pelo mestre Jack Kirby. Por mais que tente o Coisa não consegue superar o Hulk. Enquanto isso o Senhor Fantástico está doente, pois foi vitima de um vírus desconhecido.


Mesmo fazendo com que a luta entre o Coisa e o Hulk se estenda para a edição 26, Lee trabalha bem os elementos para que a história não seja apenas de pancadaria, mas se trata também do primeiro encontro entre o Quarteto e os Vingadores e nisso o autor mostra que o orgulho existente em ambos os times pode ser o seu maior inimigo.



Lee mostra que nenhum dos grupos pode superar o Hulk, apenas alguém muito próximo pode fazer alguma coisa, isto é, Banner e Rick Jones, o jovem joga uma pílula criada por Bruce na boca do Hulk, com o corpo cheio de formigas (que estão por todo corpo do Hulk por ordem de Hank Pym) ele se joga na água e devido ao efeito do medicamento ele volta a ser Bruce Banner.


No final Stan Lee faz tudo ficar bem, Reed é curado, os Vingadores e o Quarteto se tornam amigos e Bruce Banner vai embora e tudo termina relativamente bem para todo mundo.



Fantastic Four 25 e 26  compõem um mini arco muito bacana, até porque a Era de Prata da Marvel aborda um período onde tudo é ainda muito novo e o leitor pode observar as muitas tentativas de ajustar os personagens afim de torna-los interessantes para os leitores.


E uma época em temos na verdade toda a base para Nona Arte moderna, um período de muita criatividade e talento que merece sempre ser abordada e relembrada, além de lida e relida.

3 comentários:

  1. Tantos personagens juntos com a arte maravilhosa do Kirby, muito bom!

    ResponderExcluir
  2. É interessante pensar na evolução da arte dos comics através dos tempos, hoje em dia a coisa é tão mais complicada e às vezes acaba por ser mais cansativa para o leitor. Jack Kirby sabia acima de tudo contar uma história e com o passar dos anos sua arte acabou por ficar até mesmo "cósmica" com diversos tipos de inovações e efeitos. Quanto ao Hulk, sinceramente, tanto o Quarteto quanto os Vingadores, sofreram diversas derrotas na mão do Verdão por subestimar suas capacidades.
    Desejo a você João e a todos que frequentam este blog um Feliz Ano Novo. (Só sinto muito pelo estado que se encontra meu roteirista favorito do Hulk, o "irreverente" Peter David. O cara teve um AVC e eu espero que se recupere logo.)

    ResponderExcluir
  3. O Coisa vs Hulk!
    Épico! É sempre épico, sobretudo quando é a 1ª vez!
    :D

    Boa fase do Verdinho.
    ;)

    Abraço

    ResponderExcluir