quinta-feira, 29 de novembro de 2012

FUTURO IMPERFEITO




Imagine o mundo cem anos no futuro. Agora imagine que a vida da maioria das pessoas não está nada boa e isso é culpa sua, pois de alguma forma você é um déspota que governa o planeta depois de vários incidentes nucleares.

É justamente esse contexto que Banner/Hulk encontra num lugar chamado Dystopia onde uma versão bem mais velha do Gigante Verde que responde pelo nome de Maestro governa com mão de Ferro.


Peter David ao escrever Futuro Imperfeito estava muito inspirado, pois mostra esse mundo desolado, maltratado, que embora no passado tenha tido muitos seres poderosos, não foram eles que causaram a ruína do mundo, mas as tais pessoas comuns, ou melhor os governantes que provocam guerras, mas nunca empunham nenhuma arma, pois pensam que as pessoas são obrigadas a morrerem por causa de suas decisões estúpidas.


Embora a morte tenha assolado o mundo o Hulk sobreviveu, mas ver as pessoas que ele amava morrerem uma após a outra devido às explosões atômicas ou por causa de radiação, acabaram deixando ele louco.

Maestro pensa que graças a sua forma de reger as coisas é que o mundo está vivo, mas nem todo mundo concorda com isso, uma aliança rebelde liderada por uma jovem chamada Janis quer  derrubar Maestro, mas precisa de ajuda, para tanto usam a máquina do tempo do Dr. Destino para irem ao passado buscarem o Hulk, para que este derrote o governante opressor.


Com tantos elementos interessantes em mãos, Peter David mostra que Maestro quer mostrar para a sua versão mais jovem que seu estilo de vida está correto. Apresenta um Rick Jones muito idoso que guarda consigo muitas relíquias de personagens poderosos de seu passado, além de guardar as cinzas de muitas pessoas, inclusive de Betty Banner.

Além disso, a história conta com muita ação e no final Maestro é derrotado e tudo isso foi brilhantemente ilustrado por George Perez. A arte de Perez é cheia de detalhes, ele consegue por meio de seus desenhos inserir o leitor nesse mundo futurista caótico.


Mas, a grande questão de Futuro Imperfeito recai no fato de que ao se deparar com sua versão futura o Hulk se recusa a se tornar aquele tipo de pessoa, embora seja um futuro possível é um futuro que ele recusa, pois ele não quer ser Maestro.

Futuro Imperfeito é uma história que mostra que podemos ser pessoas boas, que podemos melhorar diariamente. Que temos a opção de dizer não para muitas coisas,  que se não tomarmos cuidado  podemos piorar, que podemos ter ações e reações destrutivas, que podemos nos tornar opressores, senão do mundo, das pessoas que nos cercam.

Ler a história aqui apresentada é também uma oportunidade de pensar no rumo que temos vivido, pois tal qual o Incrível Hulk devemos refugar, repelir tudo aquilo que piora o  mundo, que piora a vida.

10 comentários:

  1. Belo texto, uma história muito empolgante e arte sensacional do Perez!

    ResponderExcluir
  2. Uma ótima história de Peter David e uma das melhores do Verdão. Porém apesar do fantástico George Pérez ter caprichado nos cenários e nas cenas de ação, achei que a anatomia do Hulk dele e o estilo com que ele desenhou o personagem foi um retrocesso. Depois ter visto o Hulk do Dale Keown e Gary Frank achei que o Pérez ficou devendo, mas isso uma opinião pessoal. Agora João dá uma olhada lá nas páginas à lápis do Leinil Yu no Kwang Chang, cara tá bem legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ph fui lá no Kwang Chang olhar os desenhos, realmente os desenhos do Yu estão muito bons.
      Valeu pela dica.

      Excluir
  3. João, eu gostaria de te convidar para me ajudar no meu blog. Queria saber se você poderia ser um postador no meu blog para me ajudar. Se você aceitar, é só me enviar o seu e-mail para poder te enviar o convite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo vou pensar na sua proposta, pois estou meio sem tempo. Por isso preciso dar uma pensada e logo te dou uma resposta.

      Excluir
  4. Lendo sua resenha acabei de ter o insight de que All New X-men é exatamente isso, a mesma máquina do meu Mestre Destino, os heróis do passado (os X-men, aqui Banner) e o Ciclope, aqui o Maestro. E a ideia é exatamente isso, impedir que o herói (s) se tornem suas versões futuras. Ah, mas apesar da bela arte, aqui temos Peter David e Perez, dupla de ouro, difícil de bater assim como o Hulk!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As temáticas realmente são parecidas, mas concordo com vc David e Perez formam uma dupla de grande nível.

      Excluir
  5. Li essa história do Hulk online há algum tempo e gostei muito. O trabalho de Peter David e de Perez foi muito bom nesta história distópica. O futuro é feitos pelas pequenas e grandes escolhas de todos os indivíduos. Mas todos nós podemos ser sempre dizer não ao que está errado... o Hulk também aprende isso!
    :)

    ResponderExcluir
  6. Não sou o maior fã do Perez, pois acho que ele bagunçou um pouco a vida do Verdão. MAS, essa hq é muito boa, de longe, uma das melhores hqs do Hulk.

    ResponderExcluir