terça-feira, 23 de outubro de 2012

GUIA DE LEITURA, PARTE UM




Pensar em cronologia de histórias em quadrinhos é desafiador, pois ao considerar os personagens e tudo o que ocorreu em suas respectivas mitologias e tudo que foi mudado torna a tarefa de construir um guia de leitura do Hulk muito difícil.

Isso ocorre porque certos roteiristas respeitam o passado do personagem, mas outros escrevem histórias a seu bel prazer sem considerar o que ocorreu anteriormente, agindo com isso de uma maneira desrespeitosa com o personagem e também com os roteiristas anteriores.

Embora seja difícil pensar uma cronologia na nona arte, ainda assim por meio desse texto será feita uma tentativa de apresentar um guia de leitura do Incrível Hulk. Entretanto não será abordada toda a sua história, mas sim uma pequena parcela nesta primeira etapa.

Tudo começou em Maio de 1962 com a primeira edição da revista The Incredible Hulk que durou apenas seis edições. Da edição um até a seis é contada a origem do Hulk e o personagem enfrenta vários desafios, tais como, os Homens-Sapo, Mestre dos Metais entre outros. 


Com o cancelamento da revista o Hulk foi aparecer novamente na revista Fantastic Four 12, dois detalhes são importantes nessa edição, à primeira Stan Lee não havia desistido do Hulk e a segunda a edição marca o primeiro embate entre o Gigante Verde e o Quarteto.


Depois, o Hulk marca presença em Avengers 1-3. O Incrível Hulk é um membro fundador da equipe, mas seu tempo integrando o grupo foi curto. O Hulk retornaria somente em Fantastic Four 25-26. E posteriormente em Avengers 5.



Ainda vivendo de aparições esporádicas o Hulk dá as caras na revista The Amazing - Spider Man 14. Onde ocorre o primeiro confronto do Hulk com o Amigão da Vizinhança. 


Depois disso o Hulk voltou a aparecer periodicamente numa revista mensal, a saber, Tales to Astonish, mais precisamente a partir da edição 59. Da referida edição até a 62 a revista deve ser lida sequencialmente, mas antes de caminhar para edição 63 o fã deve ler Journey Into Mystery  112, onde o Poderoso Thor conta como foi seu primeiro combate com o Hulk.


Após se divertir com o referido combate a leitura de Tales to Astonish deve ser retomada a partir da edição 63 a 68, para em seguida ser lido Avengers 17.


Posteriormente serão produzidos novos artigos sobre essa temática, com o propósito de oferecer ao fã do Golias Verde uma ideia de como a narrativa do Hulk foi sendo desenvolvida ao longo de cinquenta anos.

8 comentários:

  1. Ótimo texto, muito bem ilustrado com as capas das hqs!

    ResponderExcluir
  2. Texto histórico e interessante.
    Fico à espera dos desenvolvimentos desta tua rubrica. Como super fã do Hulk tens de o fazer! lol
    :D

    ResponderExcluir
  3. Cara, ótimo trabalho. Vale muito a pena a conferida nessa matéria e o retorno ao tema em breve, senhor editor!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é meus amigos, esse negócio demanda pesquisa e devagar a gente chega lá.

      Excluir
  4. Não se encabule, rapaz... dá pra cortar muita coisa da cronologia, e montar uma série de histórias épicas.

    ResponderExcluir
  5. eu estou com saudade desta epocade hq do hulk, o senhor tira teima e outras,mas depois dos anos 2000 pra ca tudo mudou :(

    ResponderExcluir
  6. Gosto de tudo do início até então menos a Família Hulk, pouco chato, Doutor Verde e Maestro ok, são bem legais SIM, mas Hulk Cho, definitivamente NÃO, é o fim...

    ResponderExcluir