terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A REVISTA MENSAL DO HULK PELA EDITORA ABRIL



Em Julho de 1983 chegava às bancas a edição de numero um da revista O Incrível Hulk contando a sequência de uma história que havia sido publicada em Capitão América 48. Era o inicio de uma prolífera publicação que teria um total de 165 números.


Nas primeiras edições o leitor se deparou com o Hulk enfrentando grandes desafios, como por exemplo, Tyrannus. Na edição 24 começou uma nova fase, onde Banner controlava a mente do Golias Verde e devido a esse fato, mais tarde ele seria aclamado como herói.
Essa condição terminou quando o vilão Pesadelo mexeu profundamente com a psique de Bruce até ele se entregar totalmente a selvageria do Hulk para deter o referido vilão. Como consequência disso, o Hulk tornou-se plenamente irracional e enfrentou os Vingadores, Luke Cage e o Punho de Ferro na memorável edição 52 da revista do Golias Esmeralda.

 
A partir da edição 53 começava a fase da Encruzilhada que terminou na edição 64. Neste período, o Hulk esteve em vários planetas, e foram apresentados aos leitores os Pompons Coletivos e a Tríade. Com o fim da fase da Encruzilhada, Bill Mantlo deixaria o título para assumir a revista da Tropa Alfa.
Na edição 67 começou a fase de John Byrne que foi publicada até o numero 73. Foram poucas edições, mas Byrne separou o Hulk de Banner, casou Bruce e Betty, criou os Caça-Hulk e ainda de quebra fez com que o General Ross atirasse em Rick Jones.
Entretanto devido a desentendimentos com a Marvel, Byrne deixou o título e Al Milgron assumiu o título que no Brasil foi publicado a partir da edição 74, o referido autor foi o responsável por reunir o Hulk e Banner novamente e tornar o Hulk Cinza, tal qual em sua primeira transformação, de quebra um novo Hulk surgia nisso tudo, ou seja, Rick Jones também passou a ser um Hulk.


Na edição 83 foi publicada a primeira história de Peter David para o Hulk e na edição 86 Todd McFarlane estreava como desenhista do Gigante Cinza. Até a edição 100 Bruce só se transformava no Hulk de noite e Peter David construía histórias muito boas onde o Hulk era muito sagaz.
Durante este período Betty ficou gravida, Rick Jones deixou de ser o Hulk, o Líder criou Rocha e Redentor e detonou uma Bomba Gama na cidade de Middletown. Com explosão terminava uma fase na vida do Hulk.
Isso porque a partir da edição 101 foi apresentado aos fãs do Hulk o Senhor Tira-Teima, um Leão de Chácara em Las Vegas. Na referida edição estreou no título o desenhista Jeff Purves. Enquanto Senhor Tira-Teima o Hulk ficou um certo período sem se transformar em Banner e namorou Marlo Chandler. 

Foi na edição 110 que Banner retornou e os conflitos internos pelo controle do Hulk foram muito intensos, nesta época terminou o namoro do Hulk com Marlo. O Hulk ficaria cinza ainda por um longo período, até que Sansom com a ajuda do Mestre do Picadeiro consegue unir o Hulk Cinza, o Hulk Selvagem e Banner numa única personalidade e na edição 135 marca a estreia  da organização secreta chamada Panteão.
Na edição 150 Marlo morre, mas volta no numero 154 e posteriormente se casa com Rick Jones e na edição 164 Jim Wilson morre vitimado pela Aids. E no mês seguinte o mais longo período de uma publicação do Hulk no Brasil chegaria ao fim.

Durante todo este período a revista teve em seu mix personagens como: Rom, Quarteto Fantastico, Sonja, Novos Mutantes, Homem de Ferro e Namor.
Nem sempre a Abril agia corretamente, pois cortava páginas das histórias e chegava até a mudar os desenhos para que tudo ficasse ajustado na sua cronologia pessoal.
Mas, mesmo com estas coisas, a revista O Incrível Hulk da editora Abril é um marco de fundamental importância na construção da história da Nona arte no Brasil. É uma época que os fãs mais antigos do Hulk acabam sentindo saudades, pois dificilmente chegava nas mãos do leitor uma história ruim do Golias Verde. 

Para a construção deste texto foram usadas revistas da coleção do autor e foram feitas consultas nos  seguintes sites: Gibi House; Hq Rock e Caverna Hulk.


5 comentários:

  1. 165 edições, fato único no Brasil em se tratando de uma editora.

    E pensar que após isso seriamos impiedosamente mal tratados pela a Panini onde eles simplesmente arruinaram todo o trabalho feito pela Abril. Tudo viria abaixo.

    ResponderExcluir
  2. Se eu tivesse uma visão do fim do entretenimento, primeiramente seria no dia que Panini passou a obter os direitos autorais das publicações Marvel/DC/etc no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hulkboy, minha 1ª revista da Marvel foi do Hulk. Foi uma edição de 1982, onde ele enfrentava o abominável homem das neves, o Wendigo e o pé grande Sasquash. Não me lembro se era pela RGE ou pela Abril. Eu tinha 10 anos de idade na época.

      Excluir
  3. Tenho as edições 1 e 2 para vender. Vocês intermediam contatos? jacksonrmoura@gmail.com

    ResponderExcluir