segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

HULK SEPARADO DO BANNER


Fala Galera! Em três ocasiões o Hulk foi separado de Bruce Banner, cada autor explorou essa possibilidade de forma diferente, este texto tem como objetivo fazer uma pequena análise desse evento na mitologia do Golias Esmeralda.

Roy Thomas


A primeira vez que o Hulk foi separado do Banner ocorreu em The Incredible Hulk 130, história narrada por Roy Thomas e desenhada por Herb Trimpe. Bruce procura um antigo colega de faculdade chamado Raoul Stoddard, professor na Universidade Estatual do Deserto.

Usando um dispositivo chamado Gamatron (que deveria retirar a radiação gama das células de Banner) o Hulk e Banner se tornaram seres distintos, Bruce acabou descobrindo que se o Hulk morrer ele também morre, pois os dois são uma só pessoa.

Stoddard vê uma oportunidade de matar Bruce, mas acaba sendo detido pelo exercito, na edição 131 da mensal do Hulk  o Gigante Verde e Banner são reunidos novamente, pois o Gamatron foi programado para fazer esse serviço.

John Byrne


Foi pelas mãos de John Byrne que o Hulk foi separado de Banner pela segunda vez, exatamente na edição 315 de The Increbible Hulk que o Dr. Samson utilizando um liquido nutriente separou o Hulk do Banner.

Com a separação o Hulk se tornou a criatura mais perigosa do planeta e Banner reuniu um grupo denominado Caça Hulk para destruir o Golias Esmeralda, mais tarde (com Al Milgrom escrevendo) foi descoberto que se a separação continuasse ambos morreriam, depois de muito esforço o Hulk foi capturado e reunido ao Banner novamente.

Jason Aaron


A derradeira separação entre os personagens ocorreu na mensal do Hulk escrita por Jason Aaron, o Hulk procurou o Dr. Destino que usando seu intelecto conseguiu separar os dois, extraindo a essência do Banner de dentro do corpo do Hulk os dois se tornaram seres independentes.

Banner enlouqueceu, ganhou um tumor cerebral de tanto fazer experiências gama para se transformar no Hulk novamente, devido as suas ações o Golias Esmeralda o procura, os dois lutam e durante a explosão de uma bomba gama os ambos  foram reunidos novamente.

Ponderações Sobre o Assunto

Embora as motivações dos autores sejam diferentes, a ideia de separar os personagens se deve ao fato de existirem duas pessoas morando no mesmo corpo, a saber, o Hulk e Banner.

Roy Thomas resolveu tudo em duas edições, quando o referido roteirista separou os personagens, ambos mantiveram suas personalidades, o Hulk continuou sabendo quem ele era e continuava detestando Banner.

Diferente da proposta de Byrne que deixou o Hulk completamente selvagem, incapaz de falar, pois vivia pelo seu instinto, tal qual um animal. O problema é que Byrne deixou o título prematuramente e não desenvolveu suas ideias como planejado.

A proposta de Jason Aaron é a mais diferente, haja vista que em nenhum dos casos mencionados acima a iniciativa partiu de Banner ou do Hulk, na primeira vez foi acidental, até porque o desejo de Banner era se livrar do Gigante Verde e na segunda o responsável foi Leonard Samson.

Aaron faz com que o Hulk desejasse se separar de Banner, diga-se de passagem ele mostra que o Gigante Verde estava muito satisfeito com a separação. Entretanto a proposta do referido autor era contar uma história do Hulk.

Nesse caso ele começa com eles separados e termina com eles unidos, ou melhor, unificados, Banner e Hulk unificados é a melhor condição, pois juntos eles  param de tentar acabar um com o outro e trabalham juntos.

Considerações Finais

Ao considerarmos as ideias propostas neste texto, vemos que as motivações são diferentes, Roy Thomas escreveu numa época em que não existiam arcos longos como nas histórias atuais, além disso, a ideia era se livrar do Hulk e Banner era a única pessoa capaz de detê-lo e somente repartindo o mesmo corpo isso seria possível.

Neste caso, temos uma história bem contada, onde o autor amarra bem as pontas soltas e retrata Banner como uma pessoa que jamais pensaria em deixar o Hulk a solta, mas Roy Thomas deixa claro que se um morrer ambos perdem a vida. Somente reunidos os dois podem existir.

Avaliar a proposta de Byrne é meio complicado, ter deixado o título prematuramente complica as coisas, mas existe algo que salta aos olhos, o Hulk de Byrne é só força bruta, raciocínio, inteligência existe somente em Banner.

Ele se fixa bastante em Banner que fará o que for preciso para matar a Hulk, pois o Golias Esmeralda é um perigo e o mundo é bem melhor sem ele. A fase de Byrne é interessante e vale a pena ser conferida.

A proposta de Aaron é a melhor de todas, pois quer ele mostrar que o melhor é o Hulk e Banner caminharem juntos, juntos eles são imbatíveis, juntos eles são capazes de superar qualquer situação.

Talvez, em nossos dias essa devesse ser a melhor forma de explorar o personagem, retratar um Hulk unificado ao Banner, onde eles não lutam um contra o Hulk e nem ficam tentado acabar um com o outro, antes preferem trabalhar juntos.


Até a próxima!

10 comentários:

  1. Amigo, muito boa sua matéria, muito interessante para quem é fã do Hulk como eu!!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa materia, mas voce nao citou a separação que ocorreu em Massacre Marvel/Herois Renascem, onde Hulk ficou nessa realidade e Banner foi pro universo criado por Franklin Richards. Eu tambem nao sabia do primeiro caso que voce citou. Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade esqueci de mencionar Massacre Marvel/Herois Renascem.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal a análise. Quem é fã do Hulk gostou muito! Parabéns.

    ResponderExcluir