sábado, 10 de maio de 2014

ÀS VEZES VOCÊ É OBRIGADO A FAZER PARTE DAQUILO QUE NÃO APROVA

AVISO: TEM SPOILER


Muitas coisas podem acontecer na vida de uma pessoa, no caso de personagens de revista em quadrinhos, estas possibilidades aumentam exponencialmente. Sabemos que o Dr. Robert Bruce Banner já viveu situações profundamente diversas, mas e se ele se visse obrigado a se tornar algo que repudia?

Após os eventos de Infinity os Vingadores receberam uma visita de um Homem de Ferro do futuro, mas Tony descobriu que se tratava de uma Mulher de Ferro, que trazia consigo a notícia de que um planeta andarilho colidiria com a Terra. O problema foi resolvido e Stark descobriu que o multiverso estava entrando em colapso e que algo precisaria ser feito para salvar a Terra 616.


A I.M.A criou um aparelho capaz de explorar outras realidades numa destas incursões Vingadores malignos  foram trazidos para a “nossa” realidade. O mundo deles estava em pleno colapso e decidiram conquistar a Terra 616, eles foram detidos com a ajuda da I.M.A..

Mas, nesse interregno Bruce Banner recebeu uma visita de uma versão sua de outra Terra. No dialogo Banner descobriu as diferenças entre eles e percebeu que havia mais coisas importantes a serem esclarecidas.


Por isso ele nocauteou o outro Banner e se transformou no Hulk e se fez passar pelo outro Bruce, quando a equipe de Vingadores malignos foram para outra Terra através do portal criado pela I.M.A. Bruce questionou um cientista da referida organização sobre o que estava acontecendo e ele descobriu que o multiverso estava morrendo e que a Terra 616 é o centro de todo esse acontecimento.

Como o Dr. Robert Bruce Banner é muito inteligente ele foi até a torre dos Vingadores ter uma conversa com o Homem de Ferro, uma conversa bastante tensa diga-se de passagem, onde ele viu todas as  suas suposições sendo confirmadas.

O Multiverso está morrendo, o Homem de Ferro está criando armas para deter as incursões de outros mundos sobre a terra, planos estão sendo feitos para evitar o colapso entre mundos e o que deixou Bruce profundamente irritado, Stark reuniu novamente os Illuminati.


Diante da situação Bruce pergunta o que ele deve fazer a respeito, Stark responde “Acho que terei de deixar isso com você Bruce. Você pode continuar injetando tranquilizantes em si mesmo ou fazer o que faz...Você é o quebra mundos certo?”.

Mesmo detestando a ideia de reunir os Iluminatti Bruce se une a eles, pois o que precisa ser feito vai além do gosto de qualquer um, a existência precisa ser salva.

Tudo isso aconteceu entre as edições 24-28 da revista Avengers, os roteiros foram escritos por Jonathan Hickman e nisso entram questões do tipo, Banner deveria se tornar um Illuminati? Levando em conta que foram eles os responsáveis pelo último exilio do Hulk?


Se formos considerar a questão de olhar o todo e não apenas o próprio umbigo, sim, Bruce precisa neste momento ser um Iluminatti, ele é o Quebra mundos e, além disso, é o segundo homem mais inteligente do mundo.

Quem não gosta dos roteiros de Hickman com certeza vai odiar tudo isso, mas como eu não sou uma dessas pessoas, penso que o que ele fez surpreendeu qualquer fã do Hulk, até porque  qual de nós imaginaria que um dia Banner seria um Illuminati?

No mais, a edição 28 de Avengers é muito bacana, a conversa entre Tony e Bruce foi muito bem construída e sinceramente eu quero ver como tudo isso vai terminar.


Até a próxima!

9 comentários:

  1. Po, gostei muito do seu texto João... e concordo com cada palavra da conclusão. Muitas vezes a situação faz o homem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas vezes por pensar no todo, você precisa engolir o orgulho e fazer aquilo que é preciso, penso que foi isso que Banner fez.

      Excluir
  2. Também gostei dessa história! Mas quero ver mesmo como é que as coisas vão ficar em Original Sin. Se depois que segredo entre Bruce e Tony for revelado, as coisas não vão engrossar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ver como Waid e Gillen vão conduzir as coisas, espero que Original Sin seja muito bom.

      Excluir
  3. Dei uma olhada nessa revista, a conversação entre Banner e o Playboy se estende demais da conta.
    Até estranhei o João elaborar uma resenha sobre essa história, mas acredito que a intenção é toda essa ideia ser uma brecha para o Sr Waid, dai sim o bicho vai pegar!

    Acabei não lendo a resenha do João (porque não me interessei mesmo por essa revista e por tudo que é escrito por esse roteirista), mas vou palpitar aqui que durante essa conversação o Banner fez o possível para se manter calmo (mesmo com fortes doses de tranquilizantes) enquanto o Playboy simplesmente se escondia, mas em cada momento de tensão, ele revelava algo que futuramente prejudicará o Banner, ou o ajudará (vai saber).

    Mas essa história se passa em qual Universo, no tradicional (616) ou em uma realidade alternativa? Há duas versões do Banner e não se sabe quem é o verdadeiro. Clonagem?
    A ideia não é ruim, repito, mas o cara enrola demais, e os desenhos (quem é mesmo desenhista?) são HORRÍVEIS! Nada a ver com o Banner, não condeno o cenário de fundo (que é um show a parte), mas a arte é um ATENTADO A PARTE!

    Finalmente o Banner teve a oportunidade de conhecer os "Iluminados" (Illuminati), e pelo que o escritor deu a entender a intenção é fazer com que ele se una ao grupo.

    O momento interessante nessa história é quando o Quebra-Mundos é mencionado, mas acredito que seja com um propósito piegas.

    Enfim, na minha opinião a ideia de fazer com que o Banner se junte aos Iluminados é absurda, a não ser que a história se passe em uma cronologia a parte (que é comum por parte desse roteirista).

    Quanto a Pecado Original, não sei mas, não levo fé no Gillen, lembro de uma edição que baixei "Arco Os Anéis do Mandarim" onde ele introduz o Hulk/Banner e no fim não serviu pra nada. Acho que ele vai escrever algo nada a ver e como o sempre o Waid salvará a pátria!

    Aliás o Waid escreveu o prólogo desse evento (edição de número 0 se não me engano) o que acredito que ele deva ter encaminhado muito bem os personagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é intenção do autor, o Banner agora é um Illuminati. Pecado Original 0 conta a história do Vigia e é muito bom.

      Quanto aos Vingadores, Hickman escreveu um arco muito bom e a construção das ideias foram bem elaboradas, a edição 28 tem um conversa extensa entre Banner e Stark, mas ela é necessária, pois ele amarra as pontas soltas e mostra como Banner sacou tudo o que Tony estava fazendo.

      Não se trata de clonagem, a história se passa na Terra 616 e o outro Banner é de uma outra terra. E sim se sabe quem é o verdadeiro Banner, pois o Bruce da outra Terra foi nocauteado pelo Banner da Terra 616 e depois foi entregue para a Shield.

      Excluir
    2. Como assim? Então que cronologia é essa, que universo é esse?
      O Banner com a série Indestrutível Hulk sequer teve todo esse contado com o Vingadores, foram apenas dois que aparecem em toda a série (Fera, Stark e Gigante). Só agora com "Hulk" que os Vingadores darão as caras.

      Não há sentido algum o Banner ter se tornado um dos Illuminati se o que aparece nessa revista em nada tem a ver com o Banner do Waid (que pertence a cronologia normal).

      E arco escrito pelo Hickman só terá importância nesse universo em específico, pelo que vi, isso desde que esse escritor (vulgo "incompetente", na minha opinião) começou a escrever histórias dos Vingadores, A PARTE (repetindo, ela não se relaciona com a cronologia normal).

      Acredito que a sua intenção foi mostrar que essas ideias do Hickman podem sim ser APROVEITADAS nas mãos do Waid. E quanto a você ter curtido a história é questão de opinião, você encontrou um sentido nela, já eu encontrei um despropósito desde que esse sujeito começou a escrever a revista.

      Veja bem João, o Hickman já tentou escrever tie-ins para eventos como INFINITO mas no fim as ideias deles não serviram pra nada, não sou eu que falo isso e sim também o review por parte dos americanos, que não entenderam nada do que esse cara vem escrevendo (ele esculhamba tudo, faz uma lambança).

      Tá, como você explica o Banner se tornando um dos Illuminati se na série com o Waid ele sequer manteve esse contato com os Vingadores, ele se comunicou com o Stark na edição de número 2 do Indestrutível Hulk e olhe lá.

      Eu discordo do seu ponto de vista em relação a conversação entre os dois cientistas, ela foi necessária pra que? Necessária pra essa revista, certo? Pra essa história, pra esse universo em específico (foi isso que eu entendi).

      Se o Banner se tornou um Illuminati foi algo que prevaleceu apenas nessa história, e repetindo, o Waid pode usar dessa brecha para tornar tudo muito bem encaminhando, mas eu duvido que esse escritor de merda (detalhe, minha opinião) seja capaz de elaborar uma ideia produtiva que o Waid chegue a dar algum valor e por fim abordá-la.

      E como eu já mencionei, a revista inteira é os dois se comunicando pra no fim mostrar o Banner se juntando aos Iluminados, porque o cara não resumiu? Ele usa todas as páginas da revista só pra mostrar isso?

      Essa revista, como já disse, João, é um,a revista com um universo a parte, que sequer tem relação com a cronologia normal, ou seja, com o Universo 616.

      Você mesmo já confirmou o que eu havia dito, que são duas versões do Banner, só que essa da conversação o cara pode escrever entre as linhas "é o Banner do 616" quando na verdade não tem nada a ver.

      Enfim, você curtiu a revista, curtiu essa história, e agora eu te pergunto, você acredita que isso será abordado pelo Waid, que servirá de importância pra nova série?

      Os Vingadores vão dar as caras nas próximas edições de "HULK", você acredita que essa ideia por parte do Hickman será abordada?

      Excluir
    3. Banner é um illumiti e acredito que o Waid vai fazer menção disso no futuro e o Universo dos Vingadores é o mesmo do Hulk e nem por isso os Vingadores precisavam ficar aparecendo, por exemplo o Thor é um vingador e os Vingadores não aparecem na revista dele e para ser bem sincero se não fosse por Planeta Hulk e Hulk contra o mundo o Bruce já seria um Illuminati a muito tempo.

      Nas duas principais revistas dos Vingadores (com toda a certeza do mundo Terra 616) Avengers e New Avengers o Banner aparece como Illuminati.

      Excluir
    4. Ele é um dos Iluminados nessa história, nesse universo em específico.
      Quando me refiri a "específico" é que o que acontece nesse universo é algo a parte, assim como ocorre em minisséries como Marvel Knights e outros especiais (Hulk The End) onde não estão ligadas com a cronologia normal.

      Apesar que o Waid pode sim vir a aproveitar elementos disso, não creio que isso vá servir de importância no futuro do personagem, até porque, como já disse antes, na minha opinião, não tem cabimento o Banner aderir ao grupo, pelo menos por essa ideia do Hickman, que repetindo, acho absurda.

      Ok, é algo que o cara escreveu e alguém possa vir a aproveitar, mas é ai que eu te pergunto João, essa revista dos Vingadores já está um bom tempo na ativa, porque então o Waid não aproveitou nada do que esse cara escreveu logo nas primeiras edições? Ora, se há algum sentido na ideia do cara porque ela não foi abordada logo de início?

      E ainda tem o fato desse escritor ser atrasado cronologicamente, ele não consegue alinhar os acontecimentos (sofre do mesmo mal do Bendis), como por exemplo, nessa revista o Hulk vinha trabalhando para a shield, era o agente da shield, quando na verdade na série do Waid esse período já estava em processo de finalização, como se explica isso?

      E o Banner na versão do cara, caracterização nada a ver, dai você pega o Banner do Waid e é o mesmo que ele vinha escrevendo desde que a série começou. Waid pegou elementos do Aaron fundi-os dando uma continuidade sem ao menos bagunçar.

      Acredito que o fato de você ter curtido essa revista pode vir a ser algo que será aproveitado no "Pecado Original", e é ai que se tornará cada vez mais non-sense. Se a Marvel decidir que na "grande revelação da mini" o Banner deve se tornar um dos Illuminati, baseando-se no nível do Hickman, será algo absurdo, manjado, ou melhor, feito as pressas, será um sabotamento a mini. Mas dai vem o Waid (vamos esquecer o Gillen, nesse exemplo estou me referindo exclusivamente ao Waid) e torna tudo magnífico (como tudo que ele anda fazendo com o Hulk) com ele dando um propósito a toda essa ideia, e disso a ideia do Hickman acabará caindo no limbo, por ter sido mal executada pela péssima caracterização dos personagens (nota: esse é o meu ponto de vista em particular).

      Pera lá João, o Bruce antes mesmo de Planeta Hulk estava se isolando, vivendo no Alasca, longe de todos, transformando-se no Hulk para um resolver um problema ou outro (ou melhor, para ajudar alguém em casos de emergência, como a moça que passaria a ser brutalmente violentada por aqueles arruaceiros), e antes mesmo disso ele já estava de boa até receber um convite para desativar uma bomba (o que se sucedeu na bomba explodindo acidentalmente na cara dele desencadeando em sua coloração original e no seu lado irracional), como assim ele aceitaria ser um dos Illuminati? Isso não faz o menor sentido. Ele poderia vir a se tornar um deles em outra realidade, como quando ele diz ao Magneto que o mundo dele seria sem os Mutantes no comando, e isso foi abordado em "Dinastia M", (outra realidade) mas assim que ele retorna a realidade normal (616) tudo isso é completamente apagado.

      Excluir