quarta-feira, 20 de junho de 2012

(CINQUENTENÁRIO) O HULK DE STAN LEE



Stan Lee foi abençoado com uma capacidade criativa impressionante. E como sabemos dentre suas inúmeras criações encontra-se o Incrível Hulk. Sua passagem junto ao Hulk pode ser dividida em três momentos. The Incredible Hulk 1-6, Tales To Astonish 59 -101 e The Incredible Hulk 102 – 120.


O primeiro volume escrito por Stan Lee foi composto por seis edições, onde na revista The Incredible Hulk Lee criou o personagem e fez algumas tentativas de abordagem do Golias Esmeralda. No começo a transformação ocorria apenas à noite, posteriormente Banner passaria a utilizar um canhão de raios gama para causar a mudança. Por causa do canhão Bruce chegou a controlar a mente do Hulk .

Para confrontar o Hulk foram criados Tyrannus e General Ross. Personagens que entrariam para galeria de vilões do Gigante Verde. Além disso, o Hulk quase foi exilado no espaço, foi para a União Soviética. E não pode ser esquecido a importância da inserção de Rick Jones e Betty Ross na mitologia do Hulk.

Infelizmente após a sexta edição a revista foi cancelada, mas o personagem não foi esquecido, a partir de Tales To Astonish 59 o Hulk marcaria presença constante numa revista mensal. A partir da edição 60 a publicação passou a ser dividida entre o Gigante e o Hulk, meia revista para cada um.



Com isso Stan Lee escrevia histórias curtas compostas em média com 12 páginas. Tal método tornava as histórias bastante dinâmicas e o escritor fez muita coisa bacana com o Hulk. O Gigante Verde foi enviado para o mundo do Vigia, também andou por Asgard, foi mandado para o futuro. 

Foi baleado e Banner passou a controlar a mente do Hulk por algum tempo. Foi revelado por meio de Rick Jones que Banner era o Hulk. Além disso personagens como Glenn Talbot,  Líder e o  Abominável foram criados nesse interim.

A inclusão do Hulk em Tales To Astonish deu tão certo que o Gigante foi substituído pelo Príncipe Submarino e o Hulk permaneceu firme na revista até a edição 101, pois a partir da edição 102 a publicação seria denominada The Incredible Hulk e com isso o Gigante Esmeralda passaria a ter um título seu novamente.


Entre as edições 102 e 120 Stan Lee continuou a desenvolver muito bem o personagem e colocou o Hulk diante de grandes desafios, como o Parasita Espacial, Rino,  o Líder e seu Super humanoide. 

Durante o tempo que escreveu o Hulk Stan Lee pôde trabalhar com grandes nomes da Nona Arte, dos quais podem ser citados: Jack Kirby, Steve Ditko, Marie Severin, John Buscema, Gil Kane e Herbie Trimpe. Ou seja, talento e competência não faltavam nunca para desenvolver o Gigante Verde. A consequência disso é que durante o período citado neste texto foi construída uma base sólida para o Hulk tornando o Gigante Verde um dos grandes medalhões da Casa de ideias.   

7 comentários:

  1. Bacana. Hulk enfrentou praticamente todos os personagens da marvel. Talves o Quarteto Futuro tenha escapado.

    ResponderExcluir
  2. É impressionante o que Lee conseguia fazer com 12 páginas... há autores que precisam do dobro durante várias edições pra contar uma "história".

    ResponderExcluir
  3. Marvel's director of communications Arune Singh said, "Stay tuned! It's a big year for Hulk."
    Será que é verdade?
    Quanto ao Stan Lee, dispensa comentários o cara é a encarnação da Marvel, quase não se pensa na editora sem pensar no cara. Estas histórias (Tales to Astonishing) mostraram que existe vida após Jack Kirby. Principalmente pros caras que falavam que era o Kirby e não ele (Lee) quem sempre estava por trás das mitologia do Hulk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais para o final do ano vai ocorrer uma troca de cadeiras na Marvel. Bendis sai dos Vingadores, Fraction do Homem de Ferro, Hickman do Quarteto e do FF. Então é possível que o Aaron deixe o Hulk. O Paniccia disse que o Aaron estaria constuindo uma conclusão para a sua participação na revista do Hulk.

      Excluir
  4. FANTÁSTICA matéria, realmente pelo que você nos conta João, essa fase foi a mais icônica e que viria mesmo a determinar o personagem como um dos maiores heróis dos quadrinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lee conseguiu colocar sua criação em destaque. E as histórias desse período são muito boas.

      Excluir
  5. Stan Lee é um gênio, criou diversos personagens importantes para o universo Marvel e para o Gigante Verde.

    ResponderExcluir