terça-feira, 19 de junho de 2012

AMIZADE



Bill Mantlo na edição 304  da revista do Golias Esmeralda publicada em Fevereiro de 1984 conta uma bela história, onde o Hulk ganha um amigo, que mesmo por um breve período o ajuda a não sentir-se sozinho.



O Hulk fora exilado pelo Dr. Estranho na Encruzilhada, ali ele tinha a companhia dos Pompons Coletivos, entretanto no local não havia água e comida e os Pompons fizeram com que o Hulk atravessasse uns dos portais e chegasse num planeta onde ele teria suas necessidades físicas supridas.

Ali, ele encontrou Zgorian que a exemplo do Golias Esmeralda também havia sido exilado, seu crime? Sentir compaixão pelo inimigo. Por essa razão ele aguardava a sentença por seu “hediondo” crime.

Hulk e Zgorian tornaram-se amigos, passaram a cuidar um do outro, mesmo não podendo falar e nem entendendo o dialeto de seu novo amigo, isso não impedia que o Golias Esmeralda estivesse feliz naquele momento de sua vida.

Houve até uma ocasião em que uma avalanche os atingiu o Hulk fez uma espécie de proteção para que seu amigo ficasse bem, posteriormente o povo do planeta de Zgorian chegou ao local com a finalidade de proferir a sentença por seu crime, ele foi condenado a morte.


Mesmo tentando evitar a morte do amigo o Hulk nada pôde fazer para impedir que a sentença fosse executada ali mesmo, assim diante dos olhos do Golias Esmeralda, Zgorian morreu, numa tristeza indescritível o feitiço do Dr. Estranho foi ativado e o Hulk voltou para a encruzilhada. 

A história escrita por Mantlo está situada antes do grande combate do Hulk contra os Alienígenas. Zgorian é uma espécie de remédio para a tristeza, o desânimo, a depressão que o Hulk estava sentido na encruzilhada e mesmo por um breve momento lhe serviu para recuperar o ânimo para viver.

A alegria retratada no rosto do Gigante Verde por Sal Buscema é muito bacana, pois percebe-se que o Hulk está em paz, pois agora tem um amigo, mas Buscema faz mais, ele consegue mostrar como ninguém a preocupação que o Hulk sentiu quando Zgorian foi atingido pela avalanche de pedras e a tristeza pela morte do amigo que fora executado por valorizar a amizade e a compaixão.

Mantlo deixa claro que por melhor que seja o local onde você está vivendo sem amigos ele é sem graça, obsoleto e profundamente angustiante. Percebe-se nisso que amigos de verdade fazem toda a diferença para que alguém goste do lugar onde esta vivendo.

Todo mundo precisa de bons amigos, por isso tenha bons amigos, pessoas que ajudam você a viver melhor nesse mundo, pessoas que ajudam a vida ser melhor.

12 comentários:

  1. Olha que coisa boa. A matéria tem como título AMIZADE,a primeira palavra é Bill Mantlo! (amo muito), depois HULK, a Encruzilhada (maravilhosa fase), Buscema você também fala e ainda nos brinda com essas imagens...que bom ter amigo nessa vida!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito desta fase e esta é uma das melhores historias desta saga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Carlos!

      Valeu pelo comentário e por seguir o Radiação Gama.

      Excluir
  3. O Hulk desta altura era muito bom, Bill Mantlo foi grande no Hulk! E toda a gente precisa de amigos, o Hulk mais do que ninguém para se sentir em paz...
    :)

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Como eu gostava do Mignola nesta época, que capa maravilhosa. Aliás o material dele com o Hulk é muito bom (aquela história do passado de Bruce Banner em especial).
    E o ótimo Sal Buscema desenhando esta história é um show à parte.

    ResponderExcluir
  5. Apesar de na fase da Encruzilhada o Hulk ser tratado como um personagem secundário. Seu contato com os Alienígenas, N garai, Tríade, Medievais, Klaatu entre outros, nos mostra a fase mais humana (nem mesmo como Banner se viu tamanha doçura!!!) que esta fera já teve. Um ano prá ficar guardado na memória!!!!

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esta história, parece-me uma daquelas hqs inesquecíveis que só podem ser feitas com personagens tão tridimensionais quanto o Hulk...

    ResponderExcluir
  7. Òtima fase devorava avidamente cada número que saia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Mairon.

      E Valeu por visitar o Radiação e deixar o seu comentário.

      Excluir
  8. Nossa, achei minha casa verde, meu deserto, minha bomba gama!

    Curti muito site e adorei a matéria sobre essa HQ que ei li ainda na
    época do formatinho da Abril Jovem. Que saudades...

    E pensar que o Hulk não tem nem mais revista própria por aqui e que
    suas histórias atuais são bem fracas. Uma pena mesmo!!!

    Ao menos esse site existe, e como é bem feito devo acreditar que
    outras pessoas como eu adoram o Hulk e ainda esperam que ele tenha
    seu título nacional restaurado com boas histórias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou do site.

      Sinta-se a vontade para visitar sempre e deixar seus comentários.

      E um dia espero que o Hulk ganhe seu título próprio o Golias Verde merece e os fãs também.

      Excluir
  9. Não conhecia essa história, mas achei demais, muito bonita.

    ResponderExcluir