terça-feira, 7 de janeiro de 2014

VOCÊ PODE IR PARA QUALQUER LUGAR MENOS PARA CASA


Para derrotar o vilão que responde pela alcunha de Pesadelo, o Dr. Robert Bruce Banner liberou toda a fúria do Incrível Hulk, com isso ele eliminou qualquer traço seu, restando apenas um Gigante Verde mais enfurecido do que nunca. O Doutor Estranho exilou o Hulk. E agora ele está numa encruzilhada dimensional, podendo ir somente para lugares onde a sua força não cause danos. É neste contexto que é narrada a edição 301 da revista Incredible Hulk publicada em Novembro de 1984.

O Hulk não está nada feliz, sente sede e fome num local cheio de portais, o Gigante Verde está furioso , mas não está sozinho, pois vivem ali os Pompons Coletivos e o primeiro contato com o monstro banido não foi nada amistoso.


Eles tentam se comunicar com o Hulk de várias formas, mas nada dá certo, pelo contrário as coisas só pioram, até que sem querer o Golias Esmeralda atravessa um dos portais e para num local que a principio é muito parecido com a Terra.

Ali ele dorme, ao despertar ele vê as pessoas e descobre que finalmente existem coisas para esmagar, mas tem alguma coisa errada, não há pessoas de verdade são apenas bonecos, tudo ao seu redor é  na verdade um brinquedo chamado “cidade da demolição” e os seres que vivem neste mundo são enormes.


O Hulk fica infeliz por estar ali e repentinamente ele volta para a encruzilhada para fazer uma nova escolha num outro momento. O Mestre das artes místicas implantou um feitiço que faz com que o Hulk retorne ao ponto de partida todas as vezes que ele sentir-se infeliz.


Bill Mantlo é genial, aqui ele deu inicio a uma nova fase na vida do Hulk e fez isso de forma magistral, pois a história tem um enredo de encher os olhos, a narrativa prende o leitor do começo ao fim.

Os elementos apresentados mostram uma dose de drama significativa, a confusão existente dentro do Hulk que totalmente selvagem não sabe onde esta e nem sabe para onde deve ir, retrata profundamente a crise existencial que muitas pessoas passam quando chegam a certas encruzilhadas da vida.


Isso ganha mais força quando ele está na “cidade da demolição”, pois tudo parece tão familiar, mas na verdade nada é real, não é aquilo que ele esperava e a sua decepção o remete ao ponto de partida.

Perceber isso é descobrir que de certa forma nos parecemos muito com o Hulk, pois achamos que conhecemos isso ou aquilo, mas quando nos aproximamos e vemos direito onde estamos e com quem estamos à frustração muitas vezes nasce em nosso interior, mas ao mesmo tempo o final mostra uma saída, pois é possível tentar novamente.


Quanto à arte o que dizer de Sal Buscema? Ele é o maior desenhista do Hulk de todos os tempos e na opinião deste que vos “fala” sempre será. Os painéis criados por Buscema são perfeitos e toda a dramaticidade e intensidade que a história tem é perfeitamente retratada no traço do referido artista.


Incredible Hulk 301 foi publicado no Brasil pela editora Abril em Novembro de 1987 na edição 53 da revista O Incrível Hulk. E toda esta fase do personagem será apresentada aqui no Radiação Gama.


Até a próxima.

2 comentários:

  1. Eu li esse número sim, foi muito bom!
    Obrigado pela lembrança!
    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas lembranças essas meu amigo.

      Bom vê-lo aqui neste espaço novamente.

      Excluir