quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

UMA PAUSA PARA AVALIAR OS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS


Fala Galera! Depois de um longe período sem escrever sequer uma linha para esse “cantinho” na internet, estou de volta para tecer algumas considerações sobre o que rolou e tem rolado com alguns personagens gama irradiados.

A Marvel resolveu entrar numa fase completamente nova e diferente (All-New All-Diferentt Marvel), não é possível negar que a Casa de Ideias foi bem sucedida em seu projeto, isso não quer dizer que a fase é bacana, pois um dos objetivos era criar algo totalmente novo para alcançar uma nova geração de leitores.

Hoje temos um novo Hulk, Nova, Homem de Ferro, Homem-Aranha, Ciclope dentre outros, com uma semelhança significativa: Todos são adolescentes ou no inicio da juventude, obviamente que alguns personagens estão na ativa já há algum tempo, mas tudo se encaixa perfeitamente no “núcleo” jovem da editora.



Vamos ponderar a respeito do novo Hulk, doze edições foram publicadas até o momento, não se pode negar que existe um esforço genuíno e uma paixão do autor pelo personagem quando se lê o texto de Greg Pak, mas o Chulk não é o Hulk que conhecemos e aprendemos a amar.

Amadeus não é o Hulk, Bruce Banner é único em todos os sentidos, ele é sim um Hulk e nas doze edições até o momento é um Hulk que vai cair na graça no povo, as pessoas adoram o Hulk, rodeiam ele, simpatizam com o jeito de agir de Amadeus, não é ele uma ameaça e sim um herói.



Os meios procurados por Greg Pak para que o personagem caia na graça do leitor envolvem uma tentativa de construir uma mitologia que parte de Bruce Banner, mas se direciona de forma especifica para tudo aquilo que cerca a vida de Amadeus.

Vilões, desafios, a reflexão acerca de si mesmo, a condição de manter-se ou não no controle, o perigo que ele pode tornar-se, como lidar com o luto, o perigo de querer se deixar dominar pela vingança são elementos apresentados para o leitor.



Nada disso atrai, as histórias não chamam a atenção, a narrativa é rasa e muitas vezes parece mais um seriado infanto-juvenil, a única coisa bacana é a irmã de Amadeus, a personagem tem carisma e se bem aproveitada pode dar bons frutos dentro do Universo Marvel.

Queiramos ou não a realidade atual da Marvel é essa e Amadeus será o Hulk oficial por um bom tempo, não foi dado até o momento nenhum sinal de que o presente contexto mudará.

O Hulk original foi ressuscitado pelo tentáculo na revista Fabulosos Vingadores (um bom título, diga-se de passagem) tal realidade não deve durar muito, haja vista que o Golias Esmeralda deve voltar ao descanso eterno muito em breve, pelo que tudo indica o Doutor Vodu  deve ser o responsável por isso.



Por outro lado quem deve realmente carregar o legado do Hulk é Jennifer Walters, a prima do Hulk entra em nova fase onde a simpática Mulher-Hulk sai de cena e entra uma enfurecida Mulher-Hulk no lugar.


A nova mensal foi batizada de Hulk, quer a editora mostrar uma Jennifer Walters diferente, com dificuldade de controlar a fúria, o título deve estrear no dia 28 de dezembro do corrente ano e parece bem promissor.

O fato é que devido às muitas mudanças a Marvel andou perdendo vendas nos últimos meses, deu uma recuperada em Outubro, mas a mensal do novo Hulk ocupou apenas a posição 112 no top 300  vendendo cerca de vinte e seis mil exemplares.



Personagens importantes continuam morrendo e a proposta do legado que tais personagens deixam continuam vívidas no atual contexto, se bom ou ruim a situação vai continuar a mesma, pelo menos até a próxima saga “que vai mudar completamente o Universo Marvel que você conhece”.



Sigamos na luta, acompanhando o “destino” dos personagens gama irradiados na esperança de que uma hora dessas a situação melhore, algumas pessoas defendem um reboot na Marvel, se isso daria certo não sei, mas que algo de bom precisa acontecer num futuro breve para possamos ver a Casa de ideias tendo boas ideias novamente.


Até a próxima!

4 comentários:

  1. q bom q esta de volta parceiro!! tava sentindo falta da sua resenha sempre honesta e com tanto conteudo!e' uma pena o que estao fazendo com o hulk,lamentavel e' pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou tentar regularizar os textos aqui no Radiação Gama, quero ver se consigo fazer pelo menos dois textos por semana.

      Um abraço meu amigo

      Excluir
  2. Eu achei a nova marvel muito ruim, com exceção de visão, pantera negra e o indigno thor, eu gostava do amadeus cho, mas agora odeio ele como o hulk, sem falar da forma ridicula que o bruce banner morreu
    Adoro o seu blog, continue postando novidades
    Abraços

    ResponderExcluir